Publicidade
Hebe em várias fases de sua carreira e, ao centro, interpretada no palco por Débora Reis || Créditos: Caio Gallucci

Tudo pronto para a estreia de “Hebe, O Musical”, baseado na biografia da apresentadora escrita por Artur Xexéo. O espetáculo, que entra em cartaz nesta quinta, em São Paulo, tem direção de Miguel Falabella e conta a trajetória profissional e pessoal de Hebe Camargo. Para dar vida a Hebe, uma das mais carismáticas estrelas do teatro brasileiro: Débora Reis, que atuará na fase adulta da personagem.

Para a criação do figurino, que atravessa oito décadas da vida de Hebe, Ligia Rocha e Marco Pacheco tiveram acesso ao rico acervo de roupas conservado por sua família na casa em que viveu os últimos anos de sua vida, no Morumbi. Para a concepção dos looks – alguns são criações da dupla e outros réplicas idênticas do acervo -, a equipe se baseou em peças usadas em aparições importantes ao longo da carreira da maior estrela da TV brasileira.

PRIMEIRO ATO
O primeiro ato, que contempla desde a década de 1920, com o nascimento de Hebe, em Taubaté, até meados dos anos 1970, quando se casou com Décio Capuano (Guilherme Magon), vai se passar em preto & branco. Ideia pensada para recriar a atmosfera do início da TV brasileira, ainda com imagens sem cor. Nesta fase, Ligia contou ao Glamurama que encontrou um grande desafio. “A gente não pensa em branco e preto, a gente pensa colorido.” Seguindo o briefing passado por Falabella, teria que criar algo delirante, distante da realidade.

O look que sintetiza esta ideia? “Vestido preto com decote em “V”, manga três quartos e saia godê com ondas nos tons preto, branco, cinca e nuances”, conta Ligia orgulhosa sobre, em sua opinião, o vestido mais bonito do primeiro ato.

SEGUNDO ATO
Já no segundo ato, que começa nos anos 1970, a produção se voltou a vestidos coloridos e criados com renda  – material favorito de Hebe, assim como a cor azul turquesa. Temos muitos looks plissados e com chumbinhos nas barras – algo muito usado por mulheres que dançavam.

GRAND FINALE
Ligia destaca como o momento mais importante do musical o final, em que Hebe apresenta o programa “Elas Cantam com Roberto Carlos” – em homenagem à amizade dos dois. Para a cena, foi solicitado a Martha Medeiros que recriasse o vestido usado por Hebe na ocasião, e que não consta no acervo: um modelo de renda branco com maxis mangas. A peça ganha o palco combinada com icônico colar de rubi de Hebe.

Hebe e Roberto Carlos no palco do show “Elas Cantam Roberto” || Créditos: Reprodução Youtube

NÚMEROS DO FIGURINO
No total, 120 looks compõem o figurino de “Hebe – O Musical”. Apenas a personagem principal troca 20 vezes de roupa. O figurino do espetáculo foi concebido em dois meses – tempo recorde, segundo Ligia, com uma equipe de 12 pessoas.

JOIAS
As famosas joias de Hebe também receberam devida atenção. Ficou a cargo da designer Virgínia Tavares criar réplicas das peças mais icônicas da apresentadora para compor o figurino do espetáculo. Para a produção das cinco joias mais importantes do acervo, entre elas o colar de rubi e o famoso colar Cometa, foram usados 10 mil cristais. Tudo levou banho de platina para ficar ainda mais realista. Para a criação das joias, feitas à mão, foi preciso 25 dias de trabalho e uma equipe de cinco pessoas.

Da esquerda à direita: Hebe com suas joias de rubi, Virgínia Tavares fazendo réplica e o resultado final || Créditos: Divulgação

CURIOSIDADE DE BASTIDORES
Lilian Gonçalves, compradora de parte das joias da coleção de Hebe, gostou tanto da réplica do colar Cometa – uma de suas aquisições -, que pensa em encomendar uma para si.

Hebe com o famoso conjunto de joias Cometa, seu favorito, e a réplica feita para o musical || Créditos: Reprodução/Divulgação

#FICAADICA
Com 21 atores em cena, orquestra composta por nove músicos e mais de 30 técnicos envolvidos, a própria Hebe recebe o público que vai ao Teatro Procópio Ferreira e o convida a conhecer a sua história. Não vá embora antes do agradecimento final, quando a personagem surge trajando seu famoso vestido turquesa com o famoso colar Cometa. (por Julia Moura)

“Hebe – O Musical” 
Teatro Procópio Ferreira – Rua Augusta, 2.823 – Jardins
Espetáculos: Quinta e Sexta às 21h | Sábado às 17h e 21h | Domingo às 18h
Temporada 2017: até o dia 17 de Dezembro
Vendas: www.ingressorapido.com.br

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter