Glória Menezes aos 80 anos: “Meus personagens me ensinam”

Assim como Glória, a personagem Maude também tem 80 anos || Crédito: Divulgação

Comemorando 55 anos de carreira, Glória Menezes vai voltar aos palcos paulistanos em “Ensina-me a Viver”, peça que já foi assistida por mais de 500 mil espectadores em todo o país. Com direção de João Falcão, Glória vive Maude, octogenária que aproveita cada segundo de sua vida como se fosse o último. “Ensina-me a Viver” estreia nesta sexta-feira no Teatro Bradesco, em São Paulo, após temporada no Rio.

Por Denise Meira do Amaral

Glamurama – A peça já passou por 26 cidades e continua sendo um enorme sucesso. Qual o segredo?

Glória Menezes – Já fomos para tantos lugares com ela que nem me lembro. Mas se você falou 26 eu confio (risos). A peça estreou em 2007, ficamos cinco anos em cartaz, sem parar, e voltamos agora. Acho que é uma soma de acertos. O texto é maravilhoso, a direção, os atores, a iluminação. Sem contar que a peça tem personagens incríveis: uma jovem de 80 anos e um velho de 20. Ela dá um toque maravilhoso de como viver bem e como enfrentar as amarguras da vida.

Glamurama – O que a você tem de parecido com a Maude?

Glória Menezes – Tenho a alegria de viver. Não sou uma pessoa amargurada. Ela é livre, leve e solta, não tem marido nem filhos, eu já tenho uma família inteira para me preocupar (risos), mas tenho a alegria dela. A Maude leva tudo para o lado positivo, aproveita cada segundo como se fosse o último.

Glamurama – Você completa 55 anos de carreira neste ano. Qual é o grande prazer em ser atriz?

Glória Menezes – Acho que a nossa profissão vai desenvolvendo uma sensibilidade que faz com que você se entenda melhor e acaba entendendo o outro melhor também. Meus personagens me ensinam muito, me trazem um conhecimento de vida muito legal.

Glamurama – Como é estar perto dos 81 anos [em outubro]? O que mudou com o tempo?

Glória Menezes – É ano pra burro. A Maude diz isso na peça. Mas uma coisa que não me preocupo é com a idade. Vivo muito o presente, não vivo o passado nem o futuro. Mas é claro que a vida te traz mais experiência e entendimento. Quando a gente é jovem, passa pelas coisas, depois as coisas é que passam pela gente. Quando se é jovem as coisas são mais superficiais, não ficam marcas. Hoje em dia sou muito mais tranquila do que era. Tanto que meu apelido era ventoinha. Agora a ventoinha virou um ventilador mais tranquilo.

Glamurama – Você e Tarcísio estão casados há tanto tempo…

Glória Menezes – Acho que isso é uma coisa muito simples e curta que se chama amor. Enquanto existe amor há tolerância e respeito. Quando acaba o amor, começa a implicância e todo o resto. A gente tem prazer em estar junto. Não tem receita. Aconteceu e graças a Deus aconteceu comigo.

 *

“Ensina-me a Viver” é uma adaptação teatral do filme “Harold and Maude”, assinado por Coling Higgins. A peça mostra a história de amor entre um jovem obcecado pela morte e uma senhora apaixonada pela vida. Tem tradução de Millôr Fernandes e no elenco, além de Glória Menezes, estão Arlindo Lopes, Angela Dip, Márcio Vito e Elisa Pinheiro.

O espetáculo ganhou 4 prêmios Qualidade Brasil (Melhor Espetáculo Drama, Diretor, Atriz e Ator Drama), o Prêmio Contigo de Melhor Atriz para Glória Menezes e, em 2009, o de prêmio de Melhor Produção no Prêmio APTR de Teatro, onde foi recordista de indicações.

[galeria]3151911[/galeria]

“Ensina-me a Viver”
Onde: Teatro Bradesco São Paulo – Rua Turiassú, 2100 / 3º piso – Bourbon Shopping São Paulo
Quando: Sexta e sábado, às 21h  e domingo às 17h
Ingressos: www.ingressorapido.com.br

 

Sair da versão mobile