Revista JP revela as parceiras que deram supercerto na vida…

Fábio Jr. que nos perdoe, mas alma gêmea vai muito além desse papo de metade da laranja. J.P encontrou duplas de amigas-irmãs ou irmãs-amigas que são verdadeiras parceiras, seja na vida pessoal ou na profissional. A sintonia entre elas é tanta que até confunde a gente

Por Victor Martinez |Fotos: André Giorgi

Duda e Sofia Derani

LINGUAGEM PRÓPRIA

Não precisa nem de dois minutos para ver que as irmãs Duda e Sofia Derani são verdadeiramente almas gêmeas – o que acaba sendo revelado ou pela histeria ou pela semelhança entre elas. “Sempre nos confundem. Até eu me confundo às vezes. Já cheguei a me apresentar como Sofia”, brinca Duda, enquanto sua sis lembra de um Réveillon em que usaram o mesmo look para que os amigos não soubessem quem era quem. O mais divertido foi descobrir que elas criaram uma linguagem própria. Sim, desde pequenas elas se comunicam em um linguajar que é um misto de inglês com português, só para as pessoas ao redor não saberem o que estão falando. “Na escola, além de sofrer bullying por ser disléxica, eu não tinha muita confiança e a Duda estava sempre lá pra me ajudar”, relembra também Sofia. A verdade é que elas querem estar sempre juntas. Seja no trabalho – são sócias da empresa de beleza capilar Reload Positive Beauty – ou na hora da terapia. Elas fazem parte de um grupo de autoconhecimento do Sri Prem Baba – o que normalmente não acontece, já que irmãs não podem participar juntas. A justificativa? “Eu falo por ela e ela fala por mim, como se a gente fosse uma pessoa só”, explica Sofia.

EM FAMÍLIA

Vera Egito trabalhava como assistente de direção de O Cheiro do Ralo, em 2005, e lembra como se fosse hoje de Sarah Oliveira visitando o set de filmagem. Sarah, por sua vez, nunca esqueceu o abraço entre elas, depois de se emocionar na estreia de À Deriva, longa que Vera trabalhou como roteirista em 2009. Uma não recorda exatamente da outra nesses momentos, mas ambas sabem a grande razão por serem amigas: Esmir Filho, irmão de Sarah. Foi ele que apresentou os filmes de Vera para a irmã na época em que a apresentadora procurava alguém que a dirigisse na primeira temporada do programa Viva Voz, do canal GNT – mal sabiam elas onde essa parceria iria chegar. Depois desse primeiro trabalho, todos os projetos de Sarinha parecem ter a condição básica de que Vera esteja minimamente envolvida. “Uma das coisas que nos conecta é a nossa relação feliz com o trabalho, que não é algo que nos separa da vida. É sério, mas também um momento bom do dia”, explica Vera, que dirigiu a amiga na web série O Nosso Amor a Gente Inventa. Hoje elas estão sempre juntas por mais um motivo. Na verdade, dois: Gloria, filha de 5 anos de Vera com o cineasta Heitor Dhalia, e Chloé, a primogênita de 4 anos de Sarah com Thiago Lopes. Assim como as mães, as pequenas são um grude só.

Renata e Lilly Sarti

SALDO POSITIVO

Quem já viu as irmãs Renata e Lilly Sarti sabe que a relação entre elas vai além dos laços de sangue. Primeiro, porque elas são facilmente confundidas. “Agora que a gente está com o cabelo parecido de novo, as pessoas confundem ainda mais”, conta Lilly, fazendo alusão ao corte Chanel que ela resolveu copiar da irmã. Segundo, porque Nata e Low, como elas se chamam, são sócias há 12 anos da marca Lilly Sarti. Quem atinge isso no Brasil, ainda mais com a irmã? Pois é. Renata cuida da parte administrativa e gestão, já Lilly é responsável pela criação e desenvolvimento. Se há problemas nessa parceria? “Temos pequenas divergências, mas que são ótimas porque elas acabam sendo complementares”, explica Lilly. Quando questionadas se são parecidas no estilo, Renata é imediata: “Nem um pouco!”, e solta um sorriso irônico por trás dos inseparáveis óculos escuros. Lilly justifica que tem um guarda-roupa mais eclético e cada dia ela se veste de um jeito. Já Renata… Depois de um silêncio, Lilly logo intervém: “Tá, eu falo por você”.

Luiza Castro e Natacha Barbosa

UNIDAS PELA ROUPA

Não é por acaso que entre os amigos elas são chamadas de “sócias gêmeas” ou “Tico e Teco”. Luiza Castro e Natacha Barbosa, que comandam a marca de roupas de couro LeatherTee, juram que não combinam, mas sempre estão vestindo o mesmo look. E tudo bem. “A gente realmente compra igual e não nos importamos em usar na mesma ocasião”, conta Natacha, que é formada em Direito, mas desde sempre teve uma queda para a moda. No trabalho, enquanto Luiza cuida da criação e produção das peças, ela fica responsável pela parte comercial, visitando vários clientes ao longo do dia – o que prova que cada uma está em um lugar. Quando se encontram, lá estão elas, usando a mesma peça, seja um sapato Gucci, um vestido Cris Barros ou um casaco da marca delas. Mas a amizade começou meio por acaso e foi “à segunda vista”. “Nossos namorados se conheciam e eu era amiga da ex do namorado da Natacha.” Passado o climão, elas ficaram tão grudadas que Natacha até organizou a despedida de solteira de Luiza. Na programação, show do cantor Ed Sheeran – a música “Shape of You”, (“Forma de Você”, em português), inclusive, faz parte da trilha sonora das amigas e define bem a dupla, né?

Isabelle Tuchband e Verena Matzen

TUDO POR PARIS

Embora já se vissem pelos corredores da Faculdade Santa Marcelina, onde ambas cursavam artes plásticas, Isabelle Tuchband e Verena Matzen só tiveram a chance de conversar pela primeira vez no elevador do consulado francês no Brasil. O motivo? As duas estavam prestes a embarcar para Paris para uma longa temporada na Cidade Luz. Verena ia trabalhar em um navio e Isabelle queria mudar os ares, após uma fase ruim. “Eu tinha acabado de perder um irmão e conheci a Verena, que virou minha irmã imediatamente”, conta Isabelle, que em Paris chegou a trocar o conforto de um apartamento onde estava, em Neuilly, para morar em Étienne Marcel com Verena . Detalhe: em um estúdio de menos de 20 metros quadrados emprestado por um amigo. Foi o começo de uma parceria para vida. “Nós somos muito diferentes, mas pensamos e criamos juntas”, revela Verena. Não à toa, em 1989, elas abriram a Cité em São Paulo – um espaço híbrido entre galeria de arte e ateliê  – e perceberam que compartilhavam a mesma estética nos trabalhos, um passeio colorido a um universo feminino próprio das duas. As camisetas que usaram no ensaio, inclusive, levam o rosto de uma mulher desenhado por Isabelle para a nova coleção da Mixed. Logo abaixo, a mensagem não podia ser outra: Je t’aime.

Sair da versão mobile