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Na primeira passagem pelo Brasil, Andrea Praet, diretora global de tendências do portal de moda "Stylesight", passou pelo lounge do Glamurama na SPFW e falou um pouco sobre tendências e modismos. O bate-papo você confere aqui:
* É possível dizer de onde nasce uma tendência ou quem as estabelece?
"As tendências têm muito a ver com o comportamento social e cultural do momento. Tudo influencia em uma nova tendência, a economia, arte, o que acontece nas ruas. Existe um movimento, um inconsciente coletivo, que surge a partir de algumas coisas como filmes, a estética que impera naquele momento, enfim, é uma junção de muitas coisas."
* O que você acha dos blogs de moda, que estão em todos os cantos? Eles também seguiram uma tendência?
"Com certeza. Houve uma época em que certos blogueiros começaram a ficar conhecidos por causa do estilo diferente, da personalidade, e aí muitas pessoas quiseram seguir essa onda, mostrar o que pensavam. Depois de um tempo, deu pra perceber que tinha muita coisa igual e aí muitos foram perdendo o interesse. Os que entraram na rede só pela onda, na maioria dos casos, não resistiram muito tempo. Você vê blogueiros com cinco, seis anos de blog, com conteúdo de muita qualidade. Outros, jovens como a Tavi, que tem 13 anos, sedentos por informação, com uma voz autêntica, o que é superimportante hoje em dia. Todo mundo tem o que dizer, só resta saber o que é relevante. São tantas coisas na rede, que fica difícil absorver. Temos que filtrar as informações."
* O que você pode indicar como uma grande tendência de comportamento em relação à moda nos últimos tempos?
"Existe uma mudança de comportamento que vem acontecendo, que é a valorização do local em detrimento do global. Tudo que é muito industrializado, massificado, descartável, vem sendo deixado de lado, enquanto artesanatos, coisas manufaturadas e duráveis estão sendo mais procuradas. Isso tem a ver com a busca por um ritmo de vida mais tranquilo, todos estão dando um passo para trás no que diz respeito à velocidade, ritmo. Mesmo com o sucesso das marcas fast fashion, as pessoas têm buscado peças especiais, que tenham um significado mais profundo, como objetos herdados e investimentos de moda, peças que tenham autenticidade e durem mais. Essa é o que chamamos de megatrend, uma tendência que já dura cerca de cinco anos, de ter mais consciência."
* Quais são as apostas para a próxima temporada brasileira?
"Tenho visto muita inspiração nos anos 60 nas passarelas e muitas texturas diversas, além de toques de futurismo. As cores do verão sem dúvida serão pastéis, muitos tons pastel. Também adorei o desfile de Alexandre Herchcovitch, que acabei de ver, com cores néons bem fortes e todos os looks bem monocromáticos, com maquiagem, cabelo e acessórios da mesma cor."
* E as apostas para o inverno 2011 na Europa, o que você tem visto por lá?

"Algo que temos visto muito e é ótimo para quem gosta de brincar com produções é compor o visual com camadas e sobreposições, e deixar a criatividade rolar. Malhas com coletes e até meias sobre calças são tendências que prometem ter destaque".
* Sobre a moda brasileira, o que você pode falar nesta primeira visita por aqui?

"Os estilistas brasileiros têm coleções bem direcionadas aos seus públicos, tudo é feito com uma perspectiva bem forte, marcante. Além disso, vimos muitas coisas usáveis nas passarelas, o que é muito bacana. A atmosfera, a vibração são muito positivas, achei isso bem legal."

Andrea Praet: atmosfera positiva e moda de primeira

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