A carioca Lethicia Bronstein Pompeu sempre soube que seria estilista. Sobrinha das donas da Maria Bonita, ela fez estágio na marca e passou por diversas outras até começar a atender as amigas que queriam se casar. Hoje, Lethicia é procurada por noivas do eixo Rio-São Paulo e os vestidos que fez para novelas da Globo viraram hit. De seu ateliê em São Paulo, a moça conversou com Glamurama.
* Você sempre trabalhou com moda?
"Sempre quis trabalhar com roupas. Fiz faculdade de moda e aos 18 anos comecei um estágio na Maria Bonita. Foi lá que me apaixonei definitivamente por moda, pelo acabamento. Também estudei na Saint Martins, em Londres, e trabalhei em várias marcas como estilista."
* E os vestidos de noiva? Eram um sonho antigo ou aconteceu por acaso?
"Quando quis me casar, não encontrava nenhum estilista que tivesse o tipo de produto em que acredito. Fui até Nova York fazer o meu vestido com a Vera Wang. Após o meu casamento, uma amiga pediu para desenhar o vestido dela. Aí eu falei: ‘ou faço o vestido inteiro ou não faço’. Ela topou e eu adorei. Nessa época, trabalhava na Le Lis Blanc, já em São Paulo. Mais amigas resolveram casar e os vestidos de noiva viraram meu hobby dos fins de semana; isso foi em 2006. Em 2008 já tinha feito mais de 50 vestidos. Foi quando decidi sair do meu trabalho e abrir um ateliê de vestidos de noiva e festa."
* E hoje, como está o seu negócio?
"Estou trabalhando como nunca. Tenho ateliê em São Paulo, onde moro, e uma sala no Rio. Mas meu plano é ficar apenas com vestidos prontos de noiva e de festa no Rio e os sob medida em São Paulo."
*Conte o que você acha mais complicado ao fazer um vestido de noiva e o que é mais bacana.
"O mais difícil é que a maioria das noivas cria uma expectativa não só dela, mas do convidado e da mãe. Isso gera uma indecisão e insegurança muito grande. O mais legal é ficar na história da pessoa. As clientes ficam minhas amigas. Digo que só quero fazer o vestido de quem for com a minha cara. E também tem situações bonitas, como um pai de uma noiva que assistiu à última prova e chorou de emoção."
* E você tem um blog que é um sucesso, não?
"Adoro dar consultoria. O blog é voltado para casamento, decoração, ideias, mas é um blog de estilo, meio didático. E acabou que me ajudou a trazer noivas que têm a ver com os vestidos que faço."
* Quem é seu público hoje?
"É um pouco misturado, mas meu público é predominantemente a noiva que tem dinheiro, mas trabalha e sabe o valor das coisas."
* Você é uma estilista pé-quente?
"Nunca tive noiva que se separou, graças a Deus. Mas algumas desmarcaram o casamento antes… E sempre faço um bordado com o nome das amigas da noiva na barra do vestido. Tem dado certo, a maioria casa. No vestido da Margareth Menezes bordei o nome da Ivete Sangalo. Deu certo, não?".