Glamurama conversou com a cenógrafa Joana Vieira, um dos nomes mais conhecidos de Trancoso.

Quem frequenta o burburinho do Quadrado, em Trancoso, conhece Joana Vieira. Paulistana radicada no vilarejo há 7 anos, ela assina o décor das melhores badalações que rolam por ali. Além disso, tem uma loja de objetos e roupas feitos à mão, mantém um enorme acervo de cenografia e é a feliz proprietária de uma das casas mais charmosas de lá.

* Como era sua vida em São Paulo? Com o que você trabalhava?

"Me formei em Moda na Esmod, que na minha época tinha uma filial em São Paulo. Sempre trabalhei com moda e criação e fiz parte das equipes criativas da NK Store e Cia. Marítima."

* O que te levou a morar na Bahia?

"A vontade de ter um espaço grande para o meu ateliê. Durante anos fui frequentadora constante do sul da Bahia. E Trancoso e a praia de Espelho me encantaram à primeira vista, com suas cores, mistura de pessoas, natureza e arte… Quis me mudar por essa confluência de fatores, além de encontrar artistas e artesãos do Brasil inteiro lá."

* Como foi o processo de montar sua casa na praia do Espelho?

"Decidi ter o meu próprio pedaço de paraíso. Comecei então a reformar uma antiga casinha de pescador, e fui dando a minha cara ao lugar. Nessa casa, morei e montei a minha primeira loja."

* Como e por que você entrou para o ramo da cenografia de festas?

"Venho de uma família superfesteira, e sempre adorei decorar a casa para esses encontros! A primeira festa que organizei profissionalmente foi a inauguração da casa de uns franceses em Trancoso. Foi quando percebi que poderia unir o prazer de criar espaços e meu conhecimento em eventos com todos os contatos e acervos de objetos e arte na Bahia. Trabalhar com festas, me possibilita fazer coisas diferentes o tempo todo, sem ficar presa a uma só história."

* Qual a festa mais bacana que você fez?

"Todas são muito especiais! Os casamentos são sempre emocionantes, e as festas de Réveillon do Taípe geram uma energia incomparável!"

* Qual a fórmula para um décor simples e de bom gosto?

"Arte, criatividade e muitas velas!"

Sair da versão mobile