Glamurama entrega a receita do bolinho de arroz do Ritz. A cara de São Paulo!

Glamurama entrega a receita do bolinho de arroz do Ritz. Atacar! || Créditos: Divulgação

Que atire a primeira pedra quem nunca se deixou levar pelo sabor de um, dois, vários, bolinhos de arroz do restaurante Ritz, um dos mais tradicionais de São Paulo, cidade que comemora 463 anos nesta quarta-feira. Para celebrar a data, Glamurama resolveu descolar a receita desta entrada que já é tradição, fazendo há anos a alegria de quem bate cartão num dos restaurantes mais descolados da cidade, acompanhada ainda do famoso relish de pimentão da casa. “O bolinho de arroz está no cardápio do Ritz praticamente desde a inauguração do restaurante, em 1981. Ele chegou como acompanhamento de um prato, mas fez tanto sucesso, que ganhou um lugar próprio no menu e não saiu mais. Com 35 anos de idade, o bolinho de arroz já é sinônimo do Ritz e quase um personagem de São Paulo”, entrega Maria Helena Guimarães, fundadora do Ritz e do Spot e responsável pelos cardápios dos dois restaurantes. Mão na massa!

INGREDIENTES

4 xícaras de arroz bem cozido
4 ovos
1/4 de xícara de farinha de rosca
1 xícara de queijo parmesão de boa qualidade
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara de salsinha picada
1/2 xícara de cebolinha picada 1/2 colher (chá) de sal
1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
1 l de óleo de milho ou girassol

MODO DE PREPARO

Coloque numa tigela o arroz, os ovos, a farinha de rosca, o queijo, o fermento, a salsinha e a cebolinha. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem. Numa frigideira funda, aqueça o óleo a 180º C e doure os bolinhos, que devem ser moldados na mão, um a um. Retire com a escumadeira, escorra bem, coloque papel toalha e sirva em seguida.

RELISH DE PIMENTÃO

1 quilo de pimentão verde
400 gramas de cebola
1 1/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de vinagre branco
1/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
4 grãos de pimenta da Jamaica
6 cravos da Índia

MODO DE PREPARO
Moer a cebola com o pimentão (sem nenhuma semente!) e deixar escorrer por 15 minutos num escorredor de macarrão. Colocar numa panela de inox e acrescentar o açúcar, o vinagre, sal, gengibre ralado, pimenta da Jamaica e cravo da Índia. Cozinhar em fogo baixo por 40 minutos. Observação: os cravos da Índia e as pimentas da Jamaica são colocados num sachê para serem retirados com facilidade.

Sair da versão mobile