Publicidade
Gilberto Gil e Fernanda Montenegro | Crédito: Twitter

A Academia Brasileira de Letras (ABL) está prestes a ganhar dois novos imortais em breve: Gilberto Gil e Fernanda Montenegro estão no radar para assumir as cadeiras na instituição principal literária brasileira.

A ABL tenta há alguns anos maior diálogo com a cultura popular, o que aumenta as chances dos artistas entrarem para a seleta lista. O músico baiano é ex-ministro da Cultura e um dos artistas brasileiros de maior relevância em todo mundo. Já Fernanda é levada em conta a relação próxima que ela tem com a poesia e com diversas leituras públicas.

Caso ambos sejam eleitos, será um marco para a Academia. Gil será apenas o segundo negro do quadro atual de 36 membros da instituição, junto do professor de literatura carioca Domício Proença Filho, na ABL desde 2006. No caso da atriz, há atualmente na Academia cinco mulheres.

Nesta semana, a instituição começou uma série de quatro eventos da chamada Sessão da Saudade, quando oficialmente a cadeira de um membro que morreu é considerada vaga. A partir disso, os candidatos que se interessarem pela vaga possuem 30 dias para se inscreverem e a Academia tem 60 dias para marcar o dia da votação. A carta de apresentação do candidato pode ser enviada por e-mail, assinada e acompanhada da relação de suas obras publicadas, que devem também ser encaminhadas para a ABL, que fica no Rio de Janeiro, via correio.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter