Publicidade
cine gil  (2)
Ney Matogrosso e André Midani, Caetano Veloso, Flora, Bela e Gilberto Gil e Nelson Motta com Fernanda Torres || Créditos: Agnews

André Midani recebeu os amigos no lançamento do documentário “André Midani: do Vinil ao Download”, nessa segunda-feira, no Cinépolis Lagoon, no Rio. E que amigos… Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes, Nelson Motta, Erasmo Carlos, Paula Toller, e segue. A série sobre a história de um dos maiores executivos da indústria da música no Brasil é baseada no livro de mesmo nome – publicado em 2008 – e tem produção da Conspiração Filmes e direção de Andrucha Waddington e Mini Kerti. O material será dividido em cinco episódios e exibido pelo GNT a partir do dia 10. (por Michelle Licory)

André Midani: “Se descansar, morro”

“O GNT investiu o suficiente em dinheiro no projeto pra fazermos com toda a qualidade. Os encontros filmados foram todos na minha casa, em volta de uma mesa de jantar, regados a vinho, caipirinha, whisky…  Não havia uma pauta determinada. Cada um ia chegando, contando uma história engraçada, puxando um violão. E a verba nos permitiu registrar isso com uma luz legal, uma qualidade de som. A Gilda [Midani, mulher dele] é uma anfitriã perfeita. Sou imensamente grato a ela, ao Andrucha e a Mini por tudo isso. A minha memória está curta, nem lembro mais de tudo que fizemos. Então vai ser uma emoção assistir ao documentário pronto. Mas uma das coisas mais bacanas foi o reencontro de Gil com Jorge Ben Jor, relembrando o disco histórico que eles gravaram juntos.” E André não pretende parar tão cedo com seus projetos. “Não quero morrer. Se descansar, morro.”

Andrucha Waddington: “André, figura mítica”

“O André é uma das figuras mais míticas da indústria fonográfica brasileira, desde os anos 50, até hoje. Foi responsável pelo sucesso de uma quantidade gigantesca de artistas, trabalhos populares e de qualidade ímpar. É um grande gestor de talentos. E sempre teve relações pessoais com os artistas, o que possibilitava que ele já ajudasse a pensar no próximo disco, ao invés de discutir o atual. Estava sempre pensando à frente.”

Fernanda Torres: “Os outros executivos o olhavam com pena”

“Devo ao André todos os discos inesquecíveis que ouvi na vida. De Caetano e Gil ao rock nacional, passando pela Bossa Nova. Quando ele começou a investir no rock, os outros executivos de gravadoras o olhavam com pena, achando que ele tinha enlouquecido. Os Titãs, quando apareceram, eram estranhíssimos. A primeira vez que os vi, pensei: ‘De onde eles vieram?’ Mas André enxergou potencial ali.”

Arnaldo Antunes: “Ele sempre teve faro para o sucesso”

“Foram tantos momentos com André, o conheço há mais de 30 anos… Ele sempre teve faro para o sucesso, com parâmetros muito certeiros para perceber a qualidade de um artista. É o que ele chama de intuição.”

Nelson Motta: “André que me tornou produtor de disco”

“O André tem um papel fundamental, uma influência enorme na indústria fonográfica e na MPB. Tem uma capacidade de olhar para o novo, para o inusitado, ama o risco. Pra minha vida, ele foi fundamental. Aprendi tudo de disco com ele. Ele que me tornou produtor de disco. Estou sempre lembrando uma lição do André.”

Gilberto Gil: “Em 1978, ele me disse: ‘Agora você é um artista internacional'”

Perguntamos a Gil o que André tem que o torna único. “Não sei, é uma coisa dele. Mas temos uma bela amizade, de muitos anos. Participei de várias gravações desse documentário. Em alguns dias eramos só eu, ele e a equipe. Em outros, tinha mais convidado…” Um momento especial com André? “Em 1978, quando fiz pela primeira vez o Festival de Montreux. Fui o primeiro brasileiro a tocar lá. Foi uma aposta do festival.Quando eu estava indo embora, ele me disse: ‘Agora você é um artista internacional. Cuide bem disso’.”

Ney Matogrosso: membro do júri 

“Conheci o André quando fui ser jurado de um concurso em Laranjeiras [bairro carioca] e ele também.  Eu ainda estava na gravadora Continental. Fui trabalhar com ele na Warner, já depois desse apogeu da música popular brasileira que ele comandou. Foram três anos trabalhando juntos. Depois disso, ficamos amigos.”

[galeria]2319981[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter