Esta é total artsy! A editora da “Visionaire”, Cecilia Dean, que veio ao Brasil para lançar a nova edição da publicação, revelou três artistas performáticos que ela ama e estão dando o que falar em Nova York. O primeiro é o inglês Tino Sehgal, que tem formação em dança e economia política. “Ele fez uma performance incrível no Museu Guggenheim, eu amei! Ele tirou tudo do museu, foi a primeira vez quel o espaço ficou completamente vazio, e colocou pessoas para dialogar com o público sobre progresso”, contou.
* Rashaad Newsome, de New Orleans, é outro artista indicado por ela. “Ele é extremamente criativo e inovador. Uma das performances que vi dele foi em uma galeria de arte no West Chelsea. Ele promoveu no local uma disputa entre rappers, com todos os textos improvisados. O que mais me impressionou foi ele ter unido dois públicos tão distintos, como os rappers e as pessoas do mundo da arte, que interagiram numa boa.”
* Para finalizar, Cecilia recomenda o trabalho de Ryan McNamara, que é de Phoenix, mas mora no Brooklyn. “É um artista cujas performances envolvem humor, referências à cultura pop e às questões de identidade. No ano passado, ele realizou uma performance em uma galeria na qual as pessoas faziam aulas de dança coletivas, de ritmos como hip-hop e até de strip-tease. É o tipo de atividade que incentiva a participação.” Cool!