Geração Z: Peça versátil e essencial, Cathy Burmaian mostra a evolução do jeans ao longo dos anos

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Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Britney Spears e Justin Timberlake / Crédito: Reprodução

Há quase 200 anos o tecido mais acessível, certeiro e versátil surgiu – o denim. Desde então é um hit e faz parte do cotidiano de muitas pessoas. E ele passou por diversas mudanças até dar origem ao jeans – uma das peças mais democráticas no mundo da moda. Por que todos amam o jeans? Porque é coringa! Existem mil lavagens, tonalidades, caimentos e composições diferentes, podendo ser usado em casa ou até em eventos sociais.

Como foi a evolução do jeans? 

Tudo começa em 1853, quando a primeira calça jeans foi criada por Levi Strauss – fundador da marca Levi’s. A calça jeans five pockets foi feita para os mineradores do oeste americano. 1960 foi a época que o jeans virou moda. Marilyn Monroe introduziu essa peça ao universo feminino e a indústria denim começou a investir em modelos para mulheres, já que antes era visto como uma peça mais masculina usada pelos cowboys. Também em 1960, Audrey Hepburn fez história com o denim quando o usou em Bonequinha de Luxo.

Os anos 1970 foram marcados pela calça jeans flare que tinham uma barra larga, e o jeans flare virou tendência mundial. Nessa época começaram a aparecer lavagens diferente, que iam além do estilo clássico do jeans e até hoje esse modelo faz sucesso no guarda roupa feminino.

As ‘destroyed’ jeans foram sucesso total nos anos 1980. Essa época foi marcada pela liberdade de expressão e pelos adolescentes rebeldes que apostaram nas jeans detonadas. Até hoje usamos as jeans mega rasgadas. Também foi a década da cintura alta. As modelagens começaram a ficar mais justas no corpo com o cós mais alto para marcar a cintura e a barra mais justa.

Se em 1980 o sucesso foi cintura alta, em 1990 surgiu a cintura ultra-baixa, que eram normalmente usada com blusinhas mais curtas e tops para deixar o umbigo aparente. Foi em 2000 que Britney Spears e Justin Timberlake lançaram a tendência do ‘all jeans look’. Jeans até então visto como casual, até ser usado no red carpet pela primeira vez.

Finalmente em 2021, depois de tantas tendências, o jeans continua se reformulando. Hoje, marcas de moda jeans e os fabricantes de denim vêm buscando por um caminho mais sustentável para atender os consumidores mais conscientes. A onda agora é o upcycling com jeans, que simplesmente é dar vida para um jeans velho que provavelmente iria parar no lixo. Você consegue transformar um shorts jeans em uma saia jeans usando retalhos, por exemplo. Duas grandes marcas que já exploraram o upcycling em suas coleções foram a Comme dês Garçon e a Stella McCartney. O mais incrível do upcycling é que além de ter uma peça nova no seu guarda roupas, você enxerga o mundo de outra forma. (por Cathy Burmaian Loeb é uma típica representante da Geração Z. Cursando o segundo ano do ensino médio, ela tem um e-commerce com uma amiga, o @getreadywithcc e é apaixonada por maquiagem desde pequena. Autodidata, aprendeu vendo tutoriais no Youtube e está sempre de olho nas tendências)

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