Para o artigo dessa semana, decidi fazer algo completamente diferente dos que fiz anteriormente. Estamos chegando ao final desse ano histórico, árduo e extremamente triste. A epidemia do coronavírus trouxe à tona a importância do consumo consciente, da sustentabilidade e da produção local no nosso dia-a-dia. Entretanto, pequenos empreendedores, que muitas vezes tinham o meio ambiente e sua comunidade como foco principal, estão entre os mais afetados pela crise. Pensando nisso, e no fato que o Natal está logo aí, preparei uma pequena lista com oito empreendimentos que tem como pilares a sustentabilidade, a produção local, o artesanato e o consumo consciente para vocês presentearem quem mais ama.
1. Milk Supply™️
A @milksupply.co é um projeto de design com assinatura de camisetas feitas 100% de algodão pima peruano, com modelagem perfeita e neutra em gênero, que tem como missão mudar o jeito como consumimos roupas. Por 160 reais por mês, a cada três meses você receberá um Milk Supply com 3 camisetas (1 preta, 1 branca e 1 cinza). Esse projeto de moda minimalista preza pela qualidade e longevidade de seu produto, e prega a baixa rotatividade do guarda roupa.
2. VELA Made in São Paulo
Já a @vela_madeinsaopaulo oferece produtos artesanais de alta qualidade para deixar a casa sempre perfumada. Tendo como principal fonte de inspiração a cidade de São Paulo e toda sua diversidade, a VELA tem uma nova visão de consumo, em que a matéria-prima natural e de qualidade é peça-chave para um estilo de vida que tem a leveza, o aconchego e o bem-estar como seus principais pilares.
3. EMI Beachwear
Uma marca que mostra que é possível ter harmonia entre o mundo da moda e o meio ambiente é a @emi.beachwear. Com peças produzidas e pintadas à mão respeitando a natureza e usando tecidos naturais ou sintéticos biodegradáveis, seus biquínis e maiôs se decompõe em 4 anos se corretamente descartados em aterros sanitários.
4. Terral Cosméticos
A @terralnatural é uma marca de cosméticos que resgata o potencial dos ingredientes naturais, extraídos de maneira ética e sustentável, na criação de produtos que ajudam a promover o bem-estar físico e emocional. A Terral tem sabonetes, cremes, saboneteiras e até escovas de dente feitas de bambu.
5. Vert
Marca super em alta, mas alguém sabia que ela é sustentável? A @vert_shoes (ou VEJA como é conhecida fora do Brasil) alinha design à sustentabilidade. Os tênis são produzidos a partir de produtos orgânicos em uma cadeia de produção 100% sustentável. O algodão agroecológico utilizado é cultivado no semiárido brasileiro, a borracha natural das solas vem da Amazônia, e o couro vem do Rio Grande do Sul utiliza o processo de low-chrome, diminuindo drasticamente a poluição nas águas residuais e seu efeito no meio ambiente.
6. UMA X
A @umabrasil lançou uma nova linha sustentável chamada UMA X, com o compromisso de criar colaborações que, além de design apurado, trazem significado, transparência, responsabilidade e relevância para a roupa. Com peças genderless feitas a partir de processos eco-friendly a nova linha traz o meio ambiente e a comunidade como foco, algo importantissimo para o futuro da industria da moda. Para quem é amante da moda contemporânea, a minha recomendação de presente de natal sem dúvidas é a UMA X.
7. BETA Mel
O mel da @betamel_ é produzido por pequenos apicultores familiares do sertão brasileiro, que dependem da venda do produto para sustentar suas famílias. São todosde Betânia do Piauí, cidade com IDH de 0,48 e com 6 mil habitantes, dos quais 49% dependem do Bolsa Família. Com a geração de trabalho e renda por meio da atividade apícola, a Beta Mel gera oportunidade única para famílias nordestinas alcançarem sua independência.
8. Insecta Shoes
Marca de sapatos e acessórios veganos, ecológicos e unissex, que utiliza materiais como plástico e algodão reciclados, borracha reaproveitada, peças de roupas usadas, tecidos de reuso e resíduos de produção que seriam jogados fora, e transforma tudo em sapatos e acessórios. Nos seus seis anos de existência, a Insecta Shoes já reaproveitou 21 mil garrafas plásticas, 1 tonelada de algodão, 2 mil metros de tecidos, 1.600 quilos de caixas de papelão e mais de 6.800 quilos de borracha.
O aprendizado mais importante que fica deste ano complicado é a importância de ajudar o próximo e o meio ambiente. Acredito que a pandemia acelerou o processo do desenvolvimento sustentável, e marcas que não adotarem certas medidas ambientais e sociais irão sofrer para continuar vendendo no futuro. Vou colocar aqui embaixo três perfis de Instagram de feiras/coletivos que vendem essas e outras marcas incríveis e conscientes. Espero que tenham curtido as dicas. Feliz Natal e consuma consciente! (*Pietro Marmonti, colaborador do Glamurama e empresário da indústria criativa)
https://www.instagram.com/feirajabuticaba/
https://www.instagram.com/feiranarosenbaum/
https://instagram.com/bemglo?igshid=1ito7qcaagj6u