Publicidade
Na Lapinha fazendo a horta orgânica // Arquivo Pessoal

Passei uma semana na Lapinha, spa que fica na cidade de Lapa, no Paraná, e que tem o propósito de cuidar da saúde com métodos naturais e foco na produção de alimentos orgânicos. Não é de hoje que a Lapinha acredita e pratica a sustentabilidade. Por mais de 45 anos, eles produzem os alimentos que seus hóspedes comem, sem química nem agrotóxicos, da horta para a mesa. Parte da produção também abastece o mercado de Curitiba, além de São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões brasileiras. Fiquei impressionada com a variedade de frutas e vegetais, tudo super saudável! O solo, os rios, a matriz energética e a mata nativa também recebem atenção especial.

E adivinha… entre as várias atividades disponíveis, achei incrível poder produzir minha própria mini horta orgânica, que dá para ter em casa pois não exige muito espaço. Para fazer uma mini horta você vai precisar de um pote/caixote de madeira ou recipiente para o plantio (na hora de escolher o vaso é bom saber o tamanho que a planta vai ficar), terra misturada com composto orgânico e as mudas ou sementes. Tudo isso você consegue encontrar online com bastante facilidade.

Depois de definir onde e o que você quer plantar, cubra o recipiente até a borda com o substrato e em seguida faça buracos na terra e coloque a muda ou semente, depois feche com mais um pouco do substrato.

Pronto! Agora é só cuidar da sua horta. A saúde da planta depende do solo. Para isso, precisa regar frequentemente, mas sem encharcar. Além de regar, também é necessário deixar sua horta exposta ao sol por algumas horas e adubar a terra uma vez por mês. Quando for colher, cortar os ramos é muito importante. Temperos, hortaliças e até algumas plantas medicinais são ótimas pedidas para quem vai começar cultivar. Mãos à horta! (*Cathy Burmaian Loeb cursa o segundo ano do ensino médio, tem um e-commerce, o @getreadywithcc, e é apaixonada por maquiagem)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter