Uma noite estrelada como há muito tempo não se via no sobrado da rua Redentor, em Ipanema. O local, que foi a casa de Guilherme Araújo nos últimos 30 anos de sua vida, reabriu suas portas para convidados na noite dessa terça-feira com o Gabinete de Leitura Guilherme Araújo. Entre os presentes na festa de inauguração estavam Gilberto Gil, Caetano Veloso, Dedé Gadelha, primeira mulher de Caetano, Flora e Bela Gil, Rogéria, Boni e Jorge Salomão.
Guilherme, morto em 2007, foi empresário de Gil, Bethânia, Caetano e Gal. “Ele era um sujeito com uma visão incrível e uma originalidade incomparável. Ele ficou impressionado com esses baianos e impulsionou as nossas carreiras. Não posso imaginar o Tropicalismo sem ele. Agora, me dá uma saudade olhar para essas fotos todas. Eu vinha sempre aqui, adorava as festas dele. Fico feliz de ver isso acontecer”, disse Caetano.
A casa exibe uma mostra com 60 fotografias clicadas entre os anos 70 e os 80 por Thereza Eugenia, grande amiga de Guilherme, que também fez questão de marcar presença na festa. “Eu fui a selfie dele. Como não existia o celular naquela época, todo lugar que ele ia me chamava para fotografar. Participei de todos os bailes dele”, relembrou a fotógrafa.
A nostalgia também tomou conta de Gilberto Gil. “É um reforço da memória dele, daquilo que ele mais amava na vida que era a música, o entretenimento, os artistas, as amizades. Essa casa conserva tudo isso. A lembrança vendo todas essas fotos, é muito boa… Éramos todos jovens e bonitos (risos)”.
*
A casa de Guilherme Araújo foi cenário dos bailes mais fervidos do Rio de Janeiro nos anos 70 e 80, que recebia desde famílias da alta sociedade carioca, como os Monteiro de Carvalho, até artistas, passando por políticos e figuras da noite do Rio. A propriedade ainda mantém móveis e objetos da época, entre eles, muitos espelhos. “Ele era muito narcísico”, brinca Thereza.
O Gabinete é dirigido por Gilda Mattoso e seu sócio Marcus Vinícius. Guilherme doou a casa para a Secretaria de Cultura do Rio já com o desejo de que fosse transformada em um centro cultural. Abaixo, confira quem passou por lá! (Por Denise Meira do Amaral)
[galeria]3355331[/galeria]
Gabinete de Leitura Guilherme Araújo
Onde: Rua redentor, 157 – Ipanema, Rio de Janeiro
Tel: (21) 2523-1553.