“Quem se casa com uma paulista nunca mais levanta crista”, era um ditado popular usado entre séculos 17 e 18 sobre as mulheres do Estado de São Paulo. E, tendo ele como inspiração, o Núcleo Educativo da Fundação Ema Klabin convida para uma visita guiada pela sua sede, a casa-museu no Jardim Europa onde viveu a empresária e mecenas Ema Gordon Klabin, morta em 1994. A visita de duas horas acontece no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em dois horários (14h30 e 16h30), com entrada franca e sem inscrição.
A ideia é despertar novos olhares para o acervo reunido por Ema Klabin, que conta com mais de 1500 obras de grandes mestres como, o russo Marc Chagall e os modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segall. Ainda no acervo, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas. A casa-museu é hoje um grande polo cultural da cidade de São Paulo, com shows, cursos, oficinas e palestras.
E, no dia 5 de março, às 16h30, acontece na fundação o projeto Violão e Ponto, uma mesa redonda com as violonistas Cecília Siqueira, Maria Haro, Paola Picherzky e Renata Montanari, que vão discutir o cenário musical e a participação das mulheres na música instrumental para violão. Durante a conversa, o palco estará aberto para a apresentação de outros violonistas de diversas linguagens.
Serviço
Visita Temática “Mulheres Paulistas”
Data: 08/03 em dois horários (14h30 e 16h30)
Show e debate – Projeto Violão e Ponto
Data: 05/03 às 16h30
Entrada franca – Não é necessário reservas
Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo
Telefone: (11) 3897-3232
Site: emaklabin.org.br