Fotos de João Farkas estarão em importante acervo de Paris

Foto de João Paulo Farkas que vai ser exposta na Maison Européenne de La Photographie

Dezesseis fotos de João Paulo Farkas – filho do lendário fotógrafo Thomaz Farkas – passam a integrar o acervo da Maison Européenne de la Photographie, em Paris, a partir de o segundo semestre de 2015. As fotos adquiridas pelo museu retratam os movimentos de ocupação da Amazônia brasileira e, mais intensamente, o auge do garimpo de ouro na região. As imagens foram feitas entre 1986 e 1993, e estarão presentes entre as fotografias que Farkas expõe a partir de julho, no Sesc Bom Retiro, na mostra “Amazônia Ocupada”.

As obras foram escolhidas pela Maison, que há um ano já demonstrava interesse em agregar o trabalho de Farkas à sua coleção. “Para mim, o mais importante é o reconhecimento e o fato de saber que este material estará disponível para consulta e exposição dentro de um acervo que congrega boa parte dos mais relevantes fotógrafos do mundo”, diz o fotógrafo.

*

A Maison Européenne de la Photographie é um dos mais importantes museus dedicados à fotografia. Seu acervo é composto por cerca de 20 mil obras representativas de nomes como Henri Cartier-Bresson, Robert Frank, Johan van der Keuken, Larry Clark e os brasileiros Sebastião Salgado e Rogério Reis. Abaixo, um giro pelos cliques do fotógrafo.

[galeria]2972331[/galeria]

Sair da versão mobile