Com fotografias de sua chegada em São Paulo, em 1955, até as viagens para a Amazônia nas décadas de 60 e 70, Claudia Andujar vai ganhar sua primeira grande mostra, no Instituto Moreira Salles do Rio a partir deste sábado. “Claudia Andujar, No Lugar do Outro” é fruto de dois anos de pesquisa no arquivo da fotógrafa suíça e apresenta trabalhos pouco conhecidos da primeira parte de sua carreira, anterior ao seu envolvimento com os índios Yanomami.
São reportagens fotográficas e ensaios pessoais, divididos em quatro núcleos: o primeiro mostra o cotidiano de quatro famílias brasileiras com universos bem diferentes. O segundo tem reportagens desenvolvidas pela fotógrafa para a revista “Realidade”, com imagens polêmicas como operações do médico-espírita Zé Arigó e a situação dos pacientes de um hospital em São Paulo, além de uma série sobre relacionamentos homossexuais. O terceiro é formado por três ensaios experimentais que ela desenvolveu em São Paulo a partir de seu interesse pela cidade e pelo corpo humano, como a série sobre os nus e fotos aéreas tiradas com filme infravermelho. Já o último contém fotografias de natureza feitas durante as primeiras viagens à região da Amazônia, no começo dos anos 1970, especialmente ao longo do rio Jari, no Pará, e em Roraima.
*
No dia da abertura, às 16h, o público ganha uma visita guiada gratuita com o curador, Thyago Nogueira, e com a própria artista. Claudia Andujar tem 84 anos e vivem em um apartamento na Paulista, em São Paulo.
[galeria]3076281[/galeria]
“Claudia Andujar, No Lugar do Outro”
Abertura: 25 de julho, às 16h. Visita guiada gratuita com o curador, Thyago Nogueira, e a artista.
Qaundo: de 25 de julho a 15 de novembro de 2015
Onde: Instituto Moreira Salles – rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea