Publicidade
Anna Mariani
Reprodução

Morreu em São Paulo, nesta quinta-feira (23), a fotógrafa Anna Mariani, aos 87 anos. Segundo pessoas próximas, a artista, que já estava com a saúde debilitada, morreu de causas naturais em sua casa, durante a madrugada.

O velório será nesta sexta (24), das 9h as 13h, no Cemitério da Paz, no Jardim Morumbi.

Anna se tornou conhecida principalmente pelas fotografias de fachadas e detalhes da arquitetura de habitações populares, que realizava desde 1976. Em 1987, acumulava um acervo de mais de 2 mil fotografias e decidiu publicá-lo em formato de livro. Dividido em dois volumes, “Pinturas” e “Platibandas”, a publicação foi lançada na 19ª Bienal Internacional de São Paulo com uma exposição de 80 ampliações fotográficas. 

Os registros da artista dedicam-se a buscar beleza em meio a condições adversas, mas sem estetizar a pobreza. Em suas palavras, “uma homenagem ao sertanejo presente nas terras cultivadas, casas, cercas e caminhos.”

Nascida em uma tradicional família baiana, Anna ganhará um documentário sobre sua obra produzido pelo diretor Alberto Renault, que está em viagem pelo Nordeste para finalizar a produção.

No início deste ano, Mariani doou todo seu acervo para o Instituto Moreira Salles.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter