Publicidade
Como fazer um Carnaval sustentável / Crédito: Getty

Já falamos de maquiagens e looks perfeitos para curtir o Carnaval deste ano… mas é sempre bom lembrar do meio ambiente. Em São Paulo, por exemplo, a festa de 2019 acumulou 649 toneladas de lixo, de acordo com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana. Já no Rio de Janeiro, a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) recolheu 21,4 toneladas de lixo na passagem dos 37 principais blocos no último fim de semana, e o Carnaval está apenas começando.

Ou seja, a folia ainda é sinônimo de lixo nas ruas. Mas você pode fazer sua parte para que isso mude. Confira dicas para ser mais sustentável neste Carnaval.

Glitter? Só se for natural

OK, sabemos que esse é um assunto batido. Em época de Carnaval, os foliões sempre são orientados a não usar o glitter comum, que nada mais é do que micro partículas de plástico e alumínio. O produto nunca é filtrado em áreas de tratamento, chegando assim aos rios e oceanos, onde não decompõe e acaba ingerido por animais. Portanto, que tal uma opção natural? As versões biodegradáveis estão cada vez mais fáceis de serem encontradas, inclusive na internet. Grandes marcas como O Boticário já possuem glitter ‘vegano’, feito com eco partículas.

Lixo no lixo

Uma ação simples, mas faz toda a diferença. Muitos foliões se esquecem – ou simplesmente não se importam – de jogar o lixo no lixo quando estão nos bloquinhos, e o resultado são ruas cheias de latinhas, copos, embalagens e muito mais. Basta uma chuva forte para que todos esses dejetos acabem nas redes de esgoto, rios, córregos e mares. Atenção às lixeiras que ficam pelo caminho. E sem querer fazer o eco-chato, aí vai uma dica básica: leve um saquinho desses de supermercado e vá colocando o lixo nele para dispensá-lo quando encontrar o local correto.

Nada de copo e canudo

Que tal levar de casa seu copo e canudo? Dessa forma, você evita usar produtos de plástico que só poluem o meio ambiente. Das 649 toneladas de lixo em 2019 nas ruas de São Paulo, boa parte eram garrafas e copos plásticos descartados de qualquer maneira. A nossa dica? Copos feitos de silicone ou de material não quebrável, como alumínio. Você pode pendurá-los no pescoço e curtir a folia sem problemas.

Confetes do bem

Muita gente não sabe, mas confete e serpentina poluem muito. Atualmente existem muitas opções feitas de papel reciclado, e até de folhas e flores secas. Você pode inclusive produzir o seu em casa. Basta juntar esses materiais, ter um furador de papel e… voilá!

Fantasia reciclada

Se você ama Carnaval, com certeza já pensou em diversas fantasias, uma para cada dia da folia. Neste ano, a nossa proposta é usar peças que você pode reaproveitar em vários looks. Usar acessórios que você já utilizou em outros anos também é um jeito de ser sustentável. Além de ajudar o meio ambiente, você ainda economiza uma graninha.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter