Publicidade
cine 1 palestrantes
John Gray, Richard Dawkins, Jimmy Wales e Richard Sennett || Créditos: Divulgação

Como melhorar a vida nas megacidades com o aumento da população global? Como agir com responsabilidade entre tantas opiniões e desigualdades? Como exigir direitos sem ferir a ética e a alteridade? Como tirar um melhor proveito da tecnologia, da comunicação e do mundo do trabalho? Como enfrentar os choques culturais e as intolerâncias?

Estas são algumas das perguntas que guiam a temporada 2015 do Fronteiras do Pensamento, cujo tema é “Como viver juntos”. Para destrinchar a questão, uma lista de conferencistas de diversas áreas: os britânicos Richard Dawkins, biólogo evolucionista, e John Gray, filósofo político da Nova Direita Inglesa, os americanos Jimmy Wales, empresário cofundador da Wikipedia, Camille Paglia, ensaísta e crítica já famosa por aqui, e Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia em 2001, e o filósofo e ativista espanhol Fernando Savater. O poeta e crítico Ferreira Goulart é o único brasileiro na lista.

O debate especial será entre um casal. São eles a socióloga holandesa Saskia Sassen e seu marido, o sociólogo e historiador americano Richard Sennet. Foi Sassen quem criou o termo “cidades globais”, a partir de suas pesquisas sobre globalização e migração urbana, e Sennet é um dos maiores intelectuais em sociologia urbana da atualidade.

cine 2 palestrantes
Ferreira Gullar, Camille Paglia, Joseph Stiglitz, Saskia Sassen e Fernando Savater || Créditos: Divulgação

Fronteiras do Pensamento São Paulo – Temporada 2015
De 27/05 a 04/11
Teatro Cetip – Complexo Ohtake Cultural – Rua dos Coropés, 88, Pinheiros
Para mais informações: www.fronteiras.com

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter