Noite de música boa no Rio de Janeiro nessa quarta-feira. Enquanto o Theatro Municipal era palco do Prêmio da Música Brasileira, que teve como homenageado Luiz Melodia, em outro canto da cidade, em Copacabana, no Emiliano Rio, José Gil, João Gil e Francisco Müller faziam seu début com os Gilsons, novo projeto musical que reúne filho e netos de Gilberto Gil (José é filho de Gil, Francisco, de Preta, e João, de Nara).
Além de solidificar o projeto, o pocket show marcou a inauguração da sala Charles, homenagem a Carlos Alberto Filgueiras, dono hotel morto no ano passado em acidente aéreo, e reuniu uma turma bem bacana na plateia. Prestigiaram o evento, Gloria Pires e Orlando Morais, Malu Mader, Mariana Ximenes e Felipe Fernandes, Chay Suede, Alice Wegman, Vik Muniz e Malu Barretto e Lilibeth Marinho. As faltas sentidas foram Gilberto e Preta Gil, que não puderam ir pois não estavam na cidade. Gil está em São Paulo, onde se apresenta nesta quinta-feira na festa de 70 anos do MAM, e Preta estava em Salvador, também a trabalho.
Gilsons
O projeto deriva da banda Sinara e nasce pelo gosto em comum do trio pela música baiana. Nesta primeira apresentação, o repertório misturou composições autorais e sucessos do patriarca da família, Gilberto Gil, além de Olodum, entre outros. Eles já gravaram duas músicas, “Love, Love”, escrita por José Gil e Julia Mestre, e um cover de “Várias Queixas”, do Olodum. Ambas ainda sem data de lançamento.
“O projeto nasceu da minha vontade de estar mais próximo do canto e do violão”, explicou José Gil ao Glamurama. “Junto com esse desejo veio também uma vontade de estar perto da família, e aí de primeira surgiu a ideia de chamar João e Francisco.”
Francisco Gil explica o elo entre os três como uma vontade genuína de se reinventar dentro da música, “explorando lados que a gente não só gosta, mas que as pessoas nos pedem para mostrarmos”, conta. “E essa foi a forma que encontramos de fazermos isso juntos, um fortalecendo o outro. É um projeto de família mesmo, tem sobrinho, primo e tio, onde estamos colocando toda a nossa verdade e musicalidade da forma mais simples possível, com voz e violão”, completou.
Em tempo: Até o final do ano, os Gilsons vão apresentar um show oficial de lançamento do projeto. Por enquanto, podemos acompanhar tudo na recém-criada página deles no Instagram.