Uma vida inteira se passou desde a morte de Coco Chanel no Ritz, em Paris, aos 87 anos de idade. Mas ao contrário da trajetória de muitos estilistas que perdem sua relevância ao longo dos anos, a marca consagrada por Coco nunca foi tão desejada – em parte por causa da expertise dela, em parte por conta da genialidade de Karl Lagerfeld, diretor criativo há décadas da maison.
Como certa vez publicou a revista “Life”: “Aos 71 anos, Gabrielle Chanel trouxe mais do que um estilo, trouxe uma revolução”. É que depois da Segunda Guerra Mundial, na década de 50, Coco lançou sua famosa jaqueta de tweed, inspirada no uniforme militar. A peça virou desejo imediato entre ícones de elegância, como Ingrid Bergman, Grace Kelly e Brigitte Bardot, garantindo o alcance global da marca. Foi aí que o estilo casual chic tomou rumo, e a moda feminina perdeu a afetação.
Mas as conquistas de Coco vão além: ela também eternizou o vestidinho preto, criou a bolsa de correntes – uma das it bags mais antigas que existe –, e o consagrado perfume n° 5, que garantiu de fato a riqueza da Chanel. Confira todo o sucesso de Coco abaixo.
[galeria]619291[/galeria]