Publicidade
À esquerda, obra de Marcel Duchamp, à direita, obra de Salvador Dalí || Créditos: Divulgação

Obras de Salvador Dalí e Marcel Duchamp, dois dos maiores artistas do século 20, poderão ser vistas lado a lado em exposição inédita que entra em cartaz em outubro deste ano na Royal Academy of Arts, em Londres. Trata-se da primeira vez que uma mostra vai se dedicar a dialogar com as obras dos artistas: Dalí, ícone do surrealismo, e Duchamp, que começou sua carreira no cubismo e expressionismo para depois se tornar um dos precursores da arte conceitual .

“Dalí/Duchamp” vai reunir 80 obras entre telas, esculturas, desenhos, fotos e outros arquivos e terá como ponto de partida a improvável amizade entre os dois artistas. Sua montagem será dividida em três partes que se concentrarão em vários pontos da relação entre eles – desde a amizade à identificação mútua nas artes. A primeira, Identidades, vai explorar suas personalidades por meio das trajetórias artísticas, enquanto O Corpo e o Objeto vai se concentrar no apelo erótico impresso em cada obra. Por último, o espaço Experimentando com Realidade, que vai mostrar o comprometimento dos artistas à novas ideias sobre tempo e espaço, energia, matéria e gravidade, teoria quântica e física atômica.

Apesar da diferença de idade de 17 anos, Dalí e Duchamp se conheceram no início da década 30 através de amigos em comum da cena artística da época. A amizade dos dois durou até a morte de Duchamp, em 1968.

À esquerda, escultura de Salvador Dalí. À direita, obra de Marcel Duchamp || Créditos: Divulgação

“Dalí/Duchamp”
Quando: De 7 de outubro de 2017 à 3 de janeiro de 2018.
Onde: Royal Academy of Arts
+www.royalacademy.org.uk

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter