Publicidade
Da Síria à Rede Globo: a trajetória do refugiado Kaysar Dadour/ Créditos: Juliana Rezende
Da Síria à Rede Globo: a trajetória do refugiado Kaysar Dadour/ Créditos: Juliana Rezende

Imagine essa odisseia : um sírio foge de seu país de origem e se torna ator em outro continente, falando uma língua totalmente diferente da sua. Parece cena de filme, mas foi exatamente o que aconteceu com Kaysar Dadour, que, para não ser obrigado a servir o exército da Síria, que vive uma guerra civil, fugiu para Ucrânia. Depois de levar uma surra de um grupo nacionalista, lembrou-se da família que morava em Curitiba, no Brasil, onde foi recebido de braços abertos. Fez de tudo na capital paranaense, de garçom a animador de festa infantil. Mas a sorte mudou mesmo quando ele foi chamado para participar do Big Brother Brasil. “Foi uma mudança grande na minha vida. Da Síria para Ucrânia e depois para o Brasil. Graças a Deus conseguir chegar aqui, ficar em segundo lugar no BBB. Com isso consegui trazer minha família, consegui também um papel em ‘Carcereiros’ e agora a novela. Não poderia estar mais feliz”, comemora Kaysar, que vive o capanga Fauze em “Órfãos da Terra”, nova novela das 6 da Globo, com estreia prevista para o dia 2 de abril.

O enredo promete mostrar mais da cultura e dos costumes árabes, e está diretamente ligada à história pessoal de Kaysar. “A história é bem realista. Tudo o que acontece nessa novela é real, mas na Síria é ainda pior. Torço para que a novela passe uma mensagem bonita para as pessoas, para que elas entendam como é a vida de um refugiado”, comenta ele. “Gostaria que as pessoas entendessem que um refugiado é um ser humano normal, como qualquer pessoa no mundo. O objetivo dele não é estragar o país dos outros. Ele infelizmente teve que sair de seu país por causa da guerra. Só está procurando um lugar para viver na paz e no amor. A palavra-chave dessa novela é empatia”, revela o sírio, para quem muitas passagens da novela remetem aos perrengues de sua própria trajetória.

Com o sucesso do BBB – ele foi um dos participantes mais carismáticos e queridos do reality – conquistou vários trabalhos e conseguiu levantar o dinheiro para trazer a família para o Brasil. A irmã está estudando português e o pai “até emagreceu” de tanto passear pelas ruas. Kaysar reconhece que a sorte está jogando a seu favor e não é de desperdiçar as oportunidades. “Sou muito comprometido. Eu tive essa oportunidade, passei no teste, e vou estudar mais pra conseguir mostrar o meu melhor. Todo dia aprendo mais e mais, aprendo com a equipe e não tenho vergonha de perguntar”. Feliz com o trabalho, com a vinda da família para o Brasil, mas o coração continua solitário: “Agora estou focado no trabalho”.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter