Publicidade

O Ministério da Cultura, com patrocínio da Porto Seguro, apresentou na manhã desta terça-feira os vencedores do 14º Prêmio Brasil Fotografia. Os trabalhos vencedores farão parte de uma exposição no Espaço Cultural Porto Seguro, no bairro Campos Elíseos, a partir desta quarta-feira. A mostra, com curadoria de Cildo Oliveira, reúne trabalhos de 15 artistas, divididos em 83 obras sobre fotografia e 6 instalações multimeios. As imagens são poderosas e representativas e transmitem as mais variadas informações, passando por temas como cidadania, questão de gênero, raça, condição socioeconômica e urbanidade.

Os vencedores da edição

Prêmio Brasil Fotografia Especial – Evandro Teixeira (Rio de Janeiro).
Prêmio Brasil Fotografia Ensaio Impresso – Luiz Baltar (Rio de Janeiro).
Prêmio Brasil Fotografia Ensaio Multimeios – Marlos Bakker (São Paulo).
Prêmio Brasil Fotografia Bolsa de Desenvolvimento de Pesquisa – Leo Caobelli (Rio Grande do Sul) e Dirceu Maués (Minas Gerais).
Prêmio Brasil Fotografia Revelação – Leticia Ranzani (São Paulo).
Menção Honrosa Ensaio Multimeios – Thelma Vilas Boas (Rio de Janeiro) e Ricardo de Abreu Neves (Rio Grande do Sul).
Menção Honrosa Ensaio Impresso – Bárbara Wagner (Distrito Federal), Diego Lajst (São Paulo), Edu Simões (São Paulo) e Ligia Jardim (São Paulo).

Homenagem 

68_295361B_maior-cópia4-PELE-RAINHA
Clique de Evandro Teixeira do encontro da rainha Elizabeth II com Pelé, no Maracanã, em 1968 || Crédito: Evandro Teixeira/Divulgação

Na categoria Prêmio Brasil Fotografia Especial – única categoria em que o fotógrafo é indicado pela bancada eleitoral da organização, e não inscrito -, o escolhido foi Evandro Teixeira, um dos mais importantes fotojornalistas do Brasil. O fotógrafo ganhou dois andares da mostra dedicados às suas obras, reunindo imagens icônicas como “A mão de Deus”, clique do Papa João Paulo II em visita ao Brasil, e o encontro do rei Pelé com a rainha Elizabeth II.

Outra imagem 

cine escritos
Leticia Ranzani venceu a categoria revelação do Prêmio Brasil Fotografia 2015 || Crédito: Divulgação

Alguns trabalhos abordam a imagem de uma maneira diferente e interessante. Caso de Leticia Ranzani, que venceu a categoria revelação com o trabalho “Multidão densa de indivíduos próximos, mas subjetivamente separados”, um estudo sobre o autorretrato e a encenação. A artista coletou por quase um ano descrições em perfis do Tinder, buscando mapear todas as formas como um eu pode existir e como muitas pessoas podem ser iguais, mas diferentes; uma forma como um indivíduo se coloca esperando ser um alguém que um outro deseja. Segundo Letícia, essa é uma forma de autorretrato.

A mostra fica em exposição até 14 de agosto, com entrada grátis. Glamurama conferiu a mostra em primeira mão nesta terça-feira, e entrega algumas obras na galeria a seguir. Siga a seta!

[galeria]4348392[/galeria]

Exposição do Prêmio Brasil Fotografia 2015
Onde: Espaço Cultural Porto Seguro, bairro Campos Elíseos, 610
Quando: 15 de junho a 14 de agosto de 2016
Visitação: de terça a sábado das 10h às 19h; domingos das 10h às 17h
Ingressos: grátis

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter