Publicidade
Quadro creditado aos pupilos, pode ser do mestre Leonardo Da Vinci/ créditos: divulgação
Quadro creditado aos pupilos, pode ser do mestre Leonardo Da Vinci/ créditos: divulgação

Quem seria o autor do quadro conhecido como “Monna Vanna” ou “Mona Lisa Nua”? O mistério que tem inquietado restauradores de arte do mundo todo parece estar chegando ao fim. Após inúmeros testes, pesquisadores do Centro de pesquisa e restauração dos museus da França (C2RMF) afirmaram que a obra foi finalizada no estúdio de Leonardo da Vinci, e pode ter sido desenhada pelas mãos do próprio mestre. Anteriormente, a pintura era creditada aos seus pupilos.

De acordo com os especialistas, boa parte do trabalho foi feito por um canhoto, o que embasa a teoria de que a criação seria mesmo de Da Vinci. O curador do museu Condé, Mathieu Deldicque, que abriga a obra desde 1862, “novos elementos foram descobertos”, o que inclui, “marcas de carvão feitas por canhoto em quase toda a obra”. Além disso, o quadro foi realizado com a técnica preferida do artista, o “sfumato” – processo que embaça as cores de transição -, o que prova que se trata de um original perdido e não de uma mera cópia. “Existe uma grande possibilidade de Leonardo ter feito boa parte da pintura. É um trabalho de grande qualidade, feito por um grande artista”, afirma Deldicque.

O especialista em restauração do Louvre, Bruno Mottin, confirmou que o trabalho foi feito no mesmo período em que viveu Da Vinci. No entanto, ele também acredita que a pintura foi finalizada por um destro. Apesar da qualidade da obra, e do afinco das pesquisas, Deldicque afirma que é possível que os restauradores nunca tenham “certeza absoluta” da origem de “Mona Lisa Nua”.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter