A nova sensação do Vale do Silício é um “game show” em forma de aplicativo de perguntas e respostas que foi lançado em agosto do ano passado e já conta com mais de 1,5 milhão de usuários por dia. Iniciativa da dupla de empreendedores formada por Rus Yusupov e Colin Kroll, o app em questão é o HQ Trivia, que distribui prêmios entre US$ 100 (R$ 326) e US$ 50 mil (R$ 162,8 mil), e fechou nessa semana um round de investimentos que levantou US$ 15 milhões (R$ 48,8 milhões). Coordenada pela Founders Fund, do bilionário Peter Thiel, a operação deu ao negócio um valor de mercado de US$ 100 milhões (R$ 326 milhões).
O curioso é quem ninguém sabe dizer de onde vem o dinheiro que Yusupov e Kroll estão distribuindo para os sortudos que se dão bem na brincadeira, já que o HQ Trivia não vende publicidade e o milhões que acabou de arrecadar deverão ser usados exclusivamente na manutenção e ampliação de sua plataforma. Além disso, Kroll tem um histórico polêmico que inclui uma demissão do Twitter em 2014 por suposto comportamento inadequado, por vezes descrito como “esquisito”, com várias funcionárias do microblog.
Em tempo: disponível somente nos Estados Unidos por enquanto, o HQ Trivia, descrito pelo “New York Post” como “a nova obsessão dos millennials americanos”, tem planos de conquistar outros territórios ainda neste ano. E o Brasil, um dos maiores mercados para aplicativos de smartphone do mundo, deverá receber a novidade em breve. (Por Anderson Antunes)