Publicidade
Vista geral da exposição “A culpa é minha?” que está em cartaz em Bruxelas, na Bélgica || Créditos: Divulgação
Vista geral da exposição “A culpa é minha?” que está em cartaz em Bruxelas, na Bélgica || Créditos: Divulgação

A Bélgica acaba de anunciar a abertura de uma exposição, no mínimo, chocante: um museu de Bruxelas está exibindo trajes que mulheres e meninas usavam no dia em que sofreram a violência sexual. Peças como calças e blusas discretas, pijamas e até camisetas largas estão à mostra para derrubar de vez a “desculpa” de que roupas provocativas induzem homens a cometerem crimes sexuais, deixando bem claro que a culpa NÃO é da mulher…

Batizada “A culpa é minha?” em referência à pergunta que muitas vítimas se fazem depois de um ataque, a exposição no CCM – Centre Communautaire Maritime fica em cartaz até o dia 20 desde mês e reúne 18 conjuntos doados à ONG CAW East Brabant, de apoio às vítimas de violência sexual. Ao lado de cada roupa está um papel, com uma pequena resposta à pergunta: “O que você estava vestindo?”.

Mais dois ambientes da exposição “A culpa é minha?” que fica em cartaz no Centre Communautaire Maritime até o dia 20 deste mês || Créditos: Divulgação

Segundo Liesbeth Kennis, da CAW East Brabant, o objetivo é desconstruir o mito de que o estupro pode ser justificado em certas circunstâncias, como quando a vítima está vestindo roupas sensuais ou sob efeito de álcool ou drogas. E a questão não se restringe à Bélgica. No Brasil, por exemplo, um relatório publicado em dezembro de 2016 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que 30% dos brasileiros concordam que “a mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”, e 37% acreditam que “mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”. Afe!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter