Publicidade
Mona Lisa no museu do Louvre // Getty Images

Em meio à pandemia e normas de distanciamento sendo cumpridas ao redor do mundo, o Louvre decidiu leiloar uma rara oportunidade: ficar frente à frente com a Mona Lisa. Quem sempre sonhou com isso pode se animar. O acesso especialíssimo à obra de arte mais famosa do mundo será leiloada no dia 15 pela Christie’s.

Quem pagar mais poderá se aproximar da pintura durante o “check-up” anual da obra — uma honra reservada a líderes de estado. A imagem passa todos os anos por uma inspeção rápida fora da caixa de vidro. E é nesse momento que o comprador poderá estar ali, coladinho na musa de Leonardo da Vinci.

Em dias normais, os visitantes observam a pintura a uma distância de três metros, separados por um vidro bem grosso, para evitar a ação de vândalos, fato que já ocorreu algumas vezes.  A oportunidade de observá-la mais de perto é um dos 12 lotes de experiências disponíveis no Louvre no leilão da Christie’s, entre elas, uma visita ao terraço do museu, que data de 800 anos. Com essas vendas, o museu espera conseguir equilibrar as contas, que somam uma perda de 567 milhões de reais neste ano, por causa da pandemia do coronavírus.

“O Louvre está sofrendo assim como todos os museus grandes ao redor do mundo”, contou Yanan Le Touher, que cuida das relações do museu com seus investidores. Quem dá mais?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter