Publicidade
“Dª Leopoldina de Habsburgo, Arquiduquesa da Áustria e Imperatriz do Brasil”, de Nicolas-Antoine Taunay Crédito: Divulgação
“Dª Leopoldina de Habsburgo, Arquiduquesa da Áustria e Imperatriz do Brasil”, de Nicolas-Antoine Taunay ||Créditos: Divulgação

Em homenagem aos 200 anos da chegada da princesa Maria Leopoldina ao Brasil, em 1817, a embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann, lança um livro inteiramente dedicado à sua vida. Em “Olhares Cruzados”, a autora vai revelar um pouco dos mistérios em torno da primeira mulher do imperador D. Pedro I e Imperatriz Consorte do Império do Brasil. A publicação será lançada nesta terça-feira, na Fundação Eva Klabin, no Rio de Janeiro, às 19h.

Vale lembrar que a princesa Leopoldina se casou aos 20 anos com D. Pedro I, por procuração, tendo sido pouco retratada, já que morreu aos 29 anos, em 1826. Ela era filha do imperador Francisco I da Áustria e mãe de D. Pedro II.

*

Um dos raros retratos da Imperatriz Leopoldina pode ser visto até o dia 26 de novembro na mostra comemorativa dos 200 anos da chegada da Missão Artística Francesa ao Brasil, na Pinakotheke Cultural Rio de Janeiro. Além do óleo sobre tela “Dª Leopoldina de Habsburgo, Arquiduquesa da Áustria e Imperatriz do Brasil”, de Nicolas-Antoine Taunay (1755-1830), a exposição conta com pinturas, desenhos, gravuras e documentos de época. A obra era mantida, até então, na casa de um colecionador privado.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter