Publicidade
Em 1937, devido a seu estilo e personalidade incomparáveis, Frida Kahlo foi capa da revista Vogue

Por Caroline Mendes

Frida Kahlo foi uma das mulheres mais originais de seu tempo. No pano de fundo de sua vida está uma deficiência física decorrente de poliomelite e um grave acidente que sofreu aos 18 anos, quando foi submetida a mais de 30 cirurgias. Mas sua militância no Partido Comunista, seu tumultuado casamento com o muralista Diego Rivera, seu estilo ímpar e, principalmente, sua obra a consagraram como uma das mulheres mais importantes de todos os tempos.

E a partir desta quinta-feira, um pouco de sua vida e obra será contado na exposição “Frida Kahlo – As Suas Fotografias”, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. “A fotografia sempre esteve muito presente na vida dela por causa do pai, que era fotógrafo profissional e a ensinou a empunhar uma câmera e valorizar esse tipo de arte. O autorretrato, por exemplo, foi uma grande influência para seus quadros”, explica Hilda Trujillo, diretora do Museu Frida Kahlo, a Casa Azul.

As mais de 200 fotos em exposição foram escolhidas em meio a quase 6500 registros encontrados junto com vestidos, joias, quadros, desenhos e objetos pessoais da artista descobertos há apenas 10 anos em um dos banheiros da Casa Azul. “Frida colecionava fotografias, então, além de fotos que o pai dela e ela mesma fizeram, muitas foram compradas por Diego em viagens ou foram presentes”, detalha Hilda. Ela ainda explica que as imagens são, na verdade, fac-símiles, em respeito a um dos pedidos que Diego Rivera fez em testamento: nada deve sair da Casa Azul. Soa romântico…

“Frida Kahlo – As Suas Fotografias” ficará em cartaz até o dia 2 de novembro, quando partirá rumo à Alemanha, para depois voltar ao México e seguir para Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. A ocasião vale uma ponte-aérea até Curitiba, já que o Brasil é a única parada da exposição na América do Sul. Prestígio.

Confira abaixo algumas das fotografias que integram a exposição e anote uma dica do Glamurama. A cinebiografia “Frida” foi lançada em 2002 e venceu duas das quatro categorias em que concorreu ao Oscar. Filmaço! Play no trailer.

[galeria]941421[/galeria]

“Frida Kahlo – As Suas Fotografias”
Onde: Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999, sala 3, Centro Cívico – Curitiba/PR
Quando: de 17 de julho a 2 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h
Informações: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter