Publicidade

A nutricionista Thais Araújo, da Oficina Humana, espaço dedicado ao bem estar, atividades corporais e alimentação saudável, que atende – entre muitos famosos – Fernanda Torres, Bruna Linzmeyer, Guilhermina Guinle, Regina Casé, Leandro Hassum e o decorador de festas Antônio Neves da Rocha, que chegou a perder 50 kg em um ano, dá a dica de uma ceia diferente, deliciosa e saudável ao mesmo tempo. São quatro receitas para quem não quer perder a linha nem no Natal. Vem com a gente!

frango

Frango com damasco

Ingredientes:

– 1 ½ xícara (chá) de damasco seco (macio) picado em tirinhas
– Palitos de dente
– 1 colher (sopa) de óleo de canola
– 4 unidades de filé de frango (bem fininho)
– Sal e pimenta do reino a gosto
– ½ xícara (chá) de suco de laranja pera

Para o molho:

– ½ xícara (chá) de vinho branco seco
– ½ xícara (chá) de suco de laranja pera
– 1 colher (chá) ou a gosto de mostarda dijon
– ½ colher (sopa) de agave
– 3 colheres (sopa) de creme de leite light

Modo de preparo:

Tempere os filés de frango com sal, pimenta e o suco de laranja. Deixe nesse tempero por 5 minutos. Retire os filés do tempero e seque com um papel toalha. Coloque algumas tiras de damasco seco sobre uma das pontas do filé e enrole formando um “rolinho”. Feche as laterais com palitos de dente (tente colocar todos no mesmo sentido para facilitar na hora de dourar!). Aqueça bem uma frigideira e pré-aqueça o forno a 220°C. Unte a frigideira com óleo e doure os rolinhos de frango de todos os lados. Cuidado para não queimar demais o fundo da frigideira (o molho será feito a partir das “crostinhas” douradas do fundo da panela). Retire os palitos, transfira os rolinhos dourados para uma assadeira e leve ao forno enquanto prepara o molho. Diminua a temperatura da chama do fogão e volte a frigideira que grelhou os frangos para o fogo. Adicione o vinho branco e o suco de laranja. Ferva até diminuir a quantidade pela metade. Junte o mel e a mostarda e continue fervendo em fogo baixo até engrossar um pouco. Se desejar, coloque o creme de leite e cozinhe por mais 2 minutos. Retire o frango do forno e transfira para uma travessa. Regue o molho da frigideira sobre os rolinhos e sirva imediatamente.

bacalhau

Brandade de bacalhau

Ingredientes:

– 400 g de bacalhau desfiado
– 200 g de de batata baroa
– 2 dentes de alho
– 1/4 maço de salsinha
– 1/4 xícara (chá) de creme de leite light
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– Noz-moscada a gosto
– 2 colheres (sopa) de azeite
-3 fatias de pão sem glúten torrado

Modo de preparo:

Desfiar em lascas o bacalhau já desalgado. Faça um purê com as batatas. Numa panela, coloque as batatas, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe para fogo médio e deixe cozinhar por 30 minutos ou até que estejam macias. Retire do fogo e escorra a água. Deixe esfriar o suficiente para conseguir manusear. Descasque as batatas e amasse com um garfo ou passe pelo espremedor. Descasque os dentes de alho. coloque o purê de batatas, o bacalhau, o alho e o creme de leite. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada ralada. Bata em velocidade alta até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para uma travessa refratária. Leve-a ao forno preaquecido e deixe assar até dourar. Lave e seque a salsinha. Pique bem somente as folhas. Espalhe a massa de peixe generosamente sobre as fatias de pão torrado. Regue com o azeite de oliva e salpique com a salsinha. Sirva a seguir.

 

Salada de palmito

Ingredientes:

– 2 vidrinhos de palmitos
– 2 tomates bem firmes, não devem estar verdes
– 1 copo de iogurte desnatado
– 4 colheres de sopa de maionese light
– Folhas de manjericão fresco
– 1 xícara de passas

Modo de preparo:

Escorra o palmito e corte em rodelas. Descasque os tomates e tire as sementes, corte em quadradinhos. Bata a maionese com o iogurte e arrume no prato com tomate, palmito e passas.

farofa

Farofa de gérmen de trigo

Ingredientes:

– 1 xícara de gérmen de trigo tostado
– 2 cebolas picadinhas
– 1 xícara de cenoura picada
– 6 azeitonas verdes picadas
– 1/2 cebola picada
– 1 dente de alho picado
– 1/2 xícara de alho poró picado
– Salsinha e cebolinha a gosto
– Sal para temperar
– Azeite para refogar

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho, alho poró, a cenoura, mexa até que estejam cozidos. Adicione o gérmen de trigo, azeitonas e os temperos, sal, salsinha, cebolinha.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter