Publicidade
O príncipe Philip e a rainha Elizabeth II || Créditos: Getty Images
O príncipe Philip e a rainha Elizabeth II || Créditos: Getty Images

Extra! O assunto do dia no Reino Unido nesta segunda-feira é a notícia, publicada no fim de semana pelo “The Mail on Sunday”, de que a rainha Elizabeth II pretende se afastar do trono assim que completar 95 anos. Segundo o jornal, a monarca pensa em seguir o exemplo do marido, o príncipe Philip, que em maio anunciou a aposentadoria da vida pública.

As fontes citadas pelo “Mail on Sunday” e que supostamente revelaram o plano seriam de dentro do Palácio de Buckingham, a residência oficial dos reis e rainhas britânicos. A ideia de Elizabeth, que está com 91 anos, é abrir mão da maior parte de seus poderes e passar o controle da monarquia para o filho mais velho, o príncipe Charles.

Ela, no entanto, manteria o título de rainha e todos os atributos do cargo. É bom frisar que qualquer movimentação nesse sentido não depende somente dela, mas sim de vários chefes de instituições da Inglaterra como a Câmara dos Comuns, que precisam ser consultados antes de qualquer mudança. A avó dos príncipes William e Harry se tornou rainha em fevereiro de 1952, depois da morte de seu pai, o rei George VI, e sempre jurou que jamais abdicaria. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter