As sobrancelhas sempre passaram por mudanças, seja de formato ou espessura, os desenhos acima dos olhos ditam moda desde sempre com ícones como Audrey Hepburn, Sophia Loren, Farrah Fawcett, Brooke Shields e Cara Delevingne. Cada vez mais em alta no mundo da beleza, Glamurama conversou com Raphaella Bahia, responsável por delinear as sobrancelhas de Letícia Colin, Fernanda Nobre e cantora Iza, por exemplo, que fez uma retrospectiva e explica os designs usados ao longos das décadas.
Anos 1950 – Sophia Loren
Nesta época, as sobrancelhas eram arqueadas, escuras e remetiam sensualidade e determinação, como ditavam Audrey Hepburn, Sophia Loren e Marilyn Monroe. “Eram bem marcadas no início e preenchidas ao longo do formato comprido”, afirma Raphaella.
Anos 1960 – Twiggy
“Nesta década, elas afinaram e os rostos perderam expressão. É fácil notar que o delineado mais fino também envelhece o rosto deixando o olhar mais apático”, afirma a especialista, que comenta que na época as mulheres costumavam raspar os pelos com lâmina e desenhavam o arco com lápis. “O terror de qualquer designer!”, brinca. Um exemplo era a modelo Twiggy.
Anos 1970 – Farrah Fawcettt
Sem muitas mudanças, as sobrancelhas permaneceram finas e falhadas, porém, mais naturais, sem o uso da maquiagem. “Mulheres como Farrah Fawcett, ícone de beleza da década, deixavam as sobrancelhas clarinhas mesmo.”
Anos 1980 – Brooke Shields
Este período foi de grandes mudanças. “As sobrancelhas passaram a ser grossas, bem definidas e penteadas com pelos até demais. Brooke Shields era adepta.” No entanto, não são arqueadas, nas no formato mais reto, remetendo a um olhar determinado e forte.
Anos 1990 – Sharon Stone
Chegou a vez dos arqueados, mas que no meio da década voltaram a afinar. “O costume era limpar bem os excessos e deixá-las levemente arqueadas, como a modelo Cindy Crawford e atriz Sharon Stone”, avalia Raphaella.
Anos 2000 – Gisele Bündchen
“Começou a era das sobrancelhas definidas, mas sabemos que ainda tinha um longo caminho pela frente. Nestes anos, o design ainda é considerado fino em relação ao atual”, comenta a expert. Um exemplo era a modelo Gisele.
2010 – Cara Delevingne
As sobrancelhas grossas tomaram conta das capas de revistas e sites. “A mulher se conscientizou que uma sobrancelha mais cheia rejuvenesce e harmoniza o rosto. O importante é se preocupar com um bom design e jamais tirar pelos além da conta. Pelo contrário, a micropigmentação virou febre e a maioria deseja redefinir o formato com a técnica”, finaliza Raphaella. Alguns exemplos são Isis Valverde e a modelo internacional Cara Delevingne.
2018 – Mariana Goldfarb
Em 2018, o estilo cheio e natural vem desbancando o design certinho e simétrico. Sobrancelhas bagunçadas e imperfeitas se firmam como tendência. Alice Wegmann e Mariana Goldfarb usam, abusam e arrasam!