Uma situação daquelas que a gente só vê no cinema aconteceu com Eddie Vedder no último fim de semana. Em um show em Amsterdã, o vocalista do Pearl Jam contou a história de uma holandesa que deu carona para ele em 1992. “Eu ainda lembro do cabelo dela no meu rosto, será que ela não está aqui esta noite?”, perguntou ele. Ela não estava, mas os jornais do país encontraram a mulher.
Valeska Custers foi prestigiar a banda de um amigo, City Pig Unit, em 1992, em Utrecht, e a atração principal era o Pearl Jam. Foi no camarim que ela conheceu Eddie, mas eles só se encontraram direito mais tarde em um café. Os dois conversaram até 3h da manhã, quando ela se ofereceu para chamar um táxi para ele. Sem dinheiro no bolso, Vedder perguntou se Valeska não poderia dar uma carona na moto do irmão, e ela aceitou.
Valeska levou Vedder na garupa e eles se despediram com um aperto de mão. “No dia seguinte ele iria para outro lugar e eu não queria ser uma das milhares de meninas na vida dele”, contou Valeska ao Jornal Het Parool. Ela anotou o endereço dela no diário dele e o cantor, sem querer, ficou com a mochila do irmão da holandesa. Após a carona, nunca mais se falaram. Porém se reencontraram na semana passada, 27 anos depois.
Poucos dias depois de ser encontrada pelo jornal de Utretch, Valeska, que atualmente é casada e tem três filhas, foi com o marido assistir a um segundo show que o Pearl Jam fez na cidade e fez questão de dar aquela passada no backstage. Vedder e Valeska se encontraram e recordaram a época em que ficaram amigos. Ele pediu desculpas por ter ficado com a mochila. “Meu irmão disse que você pode ficar com ela”, disse a holandesa. Eddie agradeceu a carona – “me lembro de não ter dinheiro comigo” e fizeram uma foto juntos para registrar o momento inusitado. Coisas do destino! Play abaixo para ver um trechinho do show em que Valeska conheceu o cantor americano, em 1992: