Kate Middleton entregou a dor e delícia de ser mãe em discurso nessa quinta-feira durante evento de lançamento da série de filmes “Best Beginnings”, ação de uma instituição de caridade, a Heads Together. Na ocasião, Kate revelou que apesar de considerar a experiência “gratificante e maravilhosa”, ainda enfrenta dificuldades e desafios que, em alguns momentos, a deixam insegura. Mãe do príncipe George, 3 anos, e da princesa Charlotte, 1 ano, a duquesa de Cambridge disse que a maternidade tem sido um “desafio enorme”, confessando ter tido difíceis momentos na fase de transição de ser uma pessoa independente e se tornar responsável por alguém.
“Até pra mim, que tenho um suporte em casa que a maioria das mães não têm. Nada pode realmente preparar você em absoluto, para a experiência esmagadora que significa se tornar uma mãe”, disse Kate. “É um turbilhão de complexas emoções de alegria, exaustão, amor e preocupação, todas ao mesmo tempo. Sua identidade muda da noite para o dia.”
Na sequência, seguiu o discurso salientando que, apesar dos sentimentos maternais serem universais, não existe um livro de regras que ensinem como ser uma mãe perfeita. “Você só tem que fazer isso funcionar e fazer o melhor que estiver a seu alcance para cuidar de sua família. Para muitas, inclusive eu, isso pode levar as vezes a uma falta de confiança e sentimentos de ignorância”, continuou.
A depressão maternal, que afeta 1 a cada 9 mães, também entrou em pauta. “Um pouco desse medo é sobre a pressão de ser uma mãe perfeita”, disse ela, “fingindo que estamos todos lidando perfeitamente com a situação e amando cada minuto disso. É correto falar sobre maternidade como uma coisa maravilhosa, mas também precisamos falar sobre seus estresses e tensões. É ‘ok’ não achar fácil, e pedir ajuda não é um sinal de fraqueza.”
Para assistir ao discurso, play!
Watch The Duchess of Cambridge speak at the launch of the @BestBeginnings ‘Out of the Blue’ film series, with @Heads_Together pic.twitter.com/1mMupReocK
— Kensington Palace (@KensingtonRoyal) 23 de março de 2017