Publicidade
Uva passa || Créditos: Giovanna Balzano e Alexandre Schneider/divulgação
Uva passa || Créditos: Giovanna Balzano e Alexandre Schneider/divulgação

A uva passa causa amor e ódio na mesma intensidade, tanto que é protagonista quando se fala nas ceias de fim de ano. Seja você quem condena ou quem acha que ela não pode faltar, aqui duas receitas de dar água na boca.

Da revista PODER de dezembro

Ela tomou o lugar do panetone, peru, rabanada e outras delícias típicas das festas de fim de ano por causa do tabu criado em torno de seu sabor e textura que não agradam a todos e geram até memes na internet. Mesmo diante da polêmica, PODER é da turma que adora uva-passa. “Elas possuem vitaminas do complexo B que ajudam no fortalecimento imunológico, vitamina A, cálcio, cobre, ferro, zinco e o famoso Resveratrol, importante polifenol com ação anti-inflamatória. Quando desidratadas são ricas em antioxidantes que retardam o envelhecimento”, explica Gardênia Pinheiro Gomes, nutricionista clínica e professora do curso de nutrição da FMU, que ressalta também o auxílio do alimento na regulação do trânsito intestinal por ser rico em fibras. Calorias também são outra vantagem: 78. Pequenas, docinhas, poderosas e com todos esses benefícios… Então, quem aí está pronto para se jogar nos bolos, tortas doces, arroz à grega, pernil, farofa, salpicão… tudo com bastante uva-passa?

SALPICÃO DE FRANGO ANA LUIZA TRAJANO, CHEF DO INSTITUTO BRASIL A GOSTO || Créditos: Giovanna Balzano e Alexandre Schneider/divulgação

Salpicão de Frango
Ana Luiza Trajano, chef do Instituto Brasil a Gosto

INGREDIENTES:
– 1 peito de frango com cerca de 500 g
– 1 cenoura grande ralada
– 1 xícara (chá) de ervilha fresca cozida
– 2 maçãs verdes em cubinhos (coloque em água com limão, para não escurecer)
– 2 talos de salsão em cubinhos
– ¾ de xícara (chá) de uva-passa
– 1 gema
– 1 colher (sopa) de mostarda amarela
– ½ garrafa de óleo de milho
– Suco de ½ limão
– Salsinha picada a gosto
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO:
Tempere o peito de frango com sal e pimenta-do-reino; cozinhe até ficar macio, desfie e deixe esfriar. Misture o frango com a cenoura, a ervilha, a maçã, o salsão e a uva-passa. Prepare a maionese: misture a gema e a mostarda; acrescente o óleo em um fio constante enquanto bate sem parar com um batedor de arame. Quando o óleo terminar, a maionese deve estar sólida. Tempere com suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Misture ao frango, junte a salsinha e sirva.

COMPOTA DE UVA PASSA E CEBOLINHAS CHARLÔ WHATELY, CHEF DO BISTRÔ CHARLÔ || Créditos: Giovanna Balzano e Alexandre Schneider/divulgação

Compota de uva passa e cebolinhas
Charlô Whately, chef do Bistrô Charlô

INGREDIENTES:

500 g de cebolinhas para picles
300 ml de água
4 colheres (sopa) de vinagre
3 colheres (sopa) de azeite
50 g de açúcar
3 colheres (sopa) de purê de tomate
80 g de uva passas brancas
1 maço de cheiro verde
sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO:
Junte todos os ingredientes, menos o sal e a pimenta-do-reino, e leve ao fogo. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até as cebolinhas ficarem macias. Retire o maço de cheiro verde e tempere com sal e pimenta-do-reino.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter