Uma coleção particular de objetos pessoais de Winston Churchill, incluindo cartas, diários e uma caixa de charutos, foi vendida em um leilão da Christie’s, nessa quarta-feira. O valor do arremate? Mais de US$ 835 mil. A coleção foi reunida por Malcolm Forbes, o neto de BC Forbes, que fundou a revista de negócios que leva o nome da família.
* Entre as cartas que foram leiloadas está uma, trocada com Eliot Crawshaw-Williams, antigo assistente pessoal do político. Nela, o auxiliar pedia o então primeiro-ministro britânico assinasse um "tratado de paz possível" com Adolph Hitler, na época da Segunda Guerra Mundial. Churchill respondeu: "Estou com vergonha do que você escreveu. Por isso, devolvo a carta, para que você queime e esqueça".
* Outra curiosidade: um charuto cubano que Churchill deu a um companheiro de jantar, no Hotel de Paris, em Monte Carlo, em 1963, foi vendido por US$ 3 mil. Esse foi o primeiro de três leilões que serão conduzidos pela Christie’s. O segundo deverá acontecer em Nova York, em dezembro, e o terceiro, novamente em Londres, em 2011.