Se for concretizada, a venda da marca de cosméticos The Body Shop, que pertence à gigante L’Oréal, para a Natura, vai realizar um sonho antigo de Antonio Luiz Seabra, o fundador da companhia brasileira. Há anos que ele busca fortalecer a presença da Natura no mercado internacional de cosméticos, principalmente na Europa, onde a empresa já tem uma base forte de clientes. Em 2013, a Natura já havia comprado 65% da australiana Aēsop, que é super hypada no continente e também nos Estados Unidos, e assumiu o restante do negócio no ano passado.
Seabra se divide há anos entre São Paulo e Londres, e mantém desde 2014 um apartamento em Paris, às margens do rio Sena, pelo qual pagou € 30 milhões (R$ 109,2 milhões) na época. Os diferentes endereços não o impedem de manter contato direto com seus mais de 7 mil funcionários, já que ele costuma gravar vídeos motivacionais para falar com eles.
Em tempo: a Natura ofereceu € 1 bilhão (R$ 3,64 bilhões) pela The Body Shop, que atua em 66 países e possui mais de 3 mil pontos de venda – 109 deles no Brasil. A oferta está sendo analisada pelo Conselho de Administração da L’Oréal. (Por Anderson Antunes)