A ideia dos amigos Rodolfo Botelho do Amaral e Felipe Kurc era simples: documentar a poluição dos rios na cidade de São Paulo e mostrar através de filmagens o que esse descaso tem a ver com as emoções de quem mora na maior cidade do país. Para levar a ideia adiante, a dupla armou um crowdfundig com meta de R$30 mil para que a edição e produção fossem finalizadas – deu tempo e 4 mil reais a mais os ajudaram a concretizar o projeto.
Entre os entrevistados estão o líder humanitário e mestre espiritual Sri Prem Baba, que trata do significado profundo das águas, a fluxonomista Lala Deheinzelin, referência em economia criativa, e a psicoterapeuta Vera Helena Camará – que falou sobre as experiências do pesquisador Massaru Emoto, que já provou que a água sofre influência de vibrações como a fala e os pensamentos.
Além deles ainda há depoimentos do coach relacional Arly Cravo, da Monja Coen, do norte-americano e mentor vocacional Rick Jarow – que esclarece conceitos sobre sustentabilidade e abundância – e da diretora da ONG Águas Claras do Rio Pinheiros, Stela Goldenstein, que contou a história do Rio Pinheiros e os desafios para termos rios melhores em São Paulo.
“O Rio Pinheiros flui por interferência do homem, teve seu curso invertido e dessa maneira fica concentrando poluição. Logo temos emoções bloqueadas: quais seriam as consequências em nós como pessoas? O que podemos fazer para reverter essa situação? Queremos mostrar que esses rios são um reflexo de nós mesmos e que temos responsabilidade total sobre eles. Ter o fluxo natural restabelecido é importante para a cidade e para as pessoas que vivem nela”, comentam os jovens, que receberão nesta quarta-feira, no Museu da Imagem de do Som de SP, amigos e familiares para a primeira exibição oficial. Glamurama mostra um trecho abaixo.
Trailer – DETOX SP from felipe kurc on Vimeo.