Air France celebra seus 90 Anos
Há 90 anos, a Air France celebra a elegância à francesa em todo o mundo. Esse certo “je ne sais quoi”, esse quase nada que, no entanto, faz quase tudo: essa abordagem de alta-costura transmitida por seus uniformes, esses conjuntos de mesa projetados por grandes designers e fabricados pelas melhores casas, essa culinária gourmet assinada pelos maiores chefs, essas aeronaves cada vez mais inovadoras, mais leves, mais respeitosas com o meio ambiente, essa ousadia arquitetônica, esse design decididamente contemporâneo. Engenheiros, designers, arquitetos, ilustradores, estilistas, chefs estrelados… todos contribuíram para oferecer uma experiência verdadeiramente única. É dessa história e desse patrimônio incomparável que Xavier Ronze, responsável pelos ateliês de figurinos do Balé da Ópera Nacional de Paris, se inspirou para criar uma coleção de vestidos lendários. Cada uma de suas criações, que podem ser vistas até 10 de outubro nas vitrines das Galeries Lafayette em Paris, é uma oportunidade para mergulhar no mundo da moda, arquitetura, design, gastronomia, arte e cartazes, bem como na aviação e tecnologia, de acordo com a Air France.
Salão do Chocolate
Este é o evento imperdível para os amantes da gastronomia e caçadores de ouro marrom de Paris e de outras partes. O Salão do Chocolate – Paris estará em exposição na capital de 28 de outubro a 1º de novembro, no coração do Paris Expo – Porte de Versailles. Show de culinária, desfile de vestidos de chocolate, concursos, exposições, encontros inéditos, oficinas de descoberta, degustações… Um programa tentador que promete satisfazer profissionais e amadores!
Plantas Parisienses
Um ensaio fotográfico do parisiense Romain Laprade retrata a vida vegetal negligenciada da capital francesa. A natureza sempre foi um tema essencial para o fotógrafo que cresceu no campo francês, onde encontrou fontes de inspiração na paisagem que o cercava. Quando se mudou para Paris, explorou muitos novos temas que chamaram sua atenção. Mas um deles, a arquitetura, foi especialmente cativante. Tanto que um dos seus ensaios fotográficos combina natureza e arquitetura. Laprade diz ser atraído pelas plantas em escritórios e edifícios porque ninguém se importa com elas, acreditando que elas proporcionam um contraste com a estética robusta da arquitetura. “Embora as plantas não sejam mais importantes do que o ambiente em que estão presentes, quero retratá-las como o objeto focal da imagem, capturando retratos das plantas.”
A tendência do luxo discreto
A Coperni, marca parisiense de prêt-à-porter e acessórios, foi fundada por Sébastien Meyer e Arnaud Vaillant em 2013, e serve como uma representação tangível da principal tendência de 2023, o “luxo discreto”, oferecendo uma visão espacial da direção para a qual o mundo da moda está se movendo. Uma década após sua fundação, a Coperni investiu no metal branco para a sua decoração, o que confere à loja uma aparência ultraminimalista, realçada por um logotipo preto marcante em uma das paredes. Essa atmosfera é ainda aprimorada por espelhos e tubos de prata nos provadores. Um destaque é o piso, que combina perfeitamente o tradicional parquet de Versalhes com os rejuntes de prata, criando um design “tecno-chique”.
Alertas de bomba
Desde o início de 2023, as falsas alertas de bomba direcionadas a colégios e escolas secundárias estão aumentando, com 46 departamentos afetados e mais de 160 instituições de ensino envolvidas no total. Cerca de 60 locais até receberam ameaças anônimas por carta desde o início do ano letivo. Os textos enviados são idênticos, às vezes até à vírgula: as mensagens ameaçam sistematicamente explodir os colégios e escolas secundárias sob a fachada do terrorismo.
Depuis la rentrée scolaire, l’Éducation nationale a recensé plus de 47 fausses alertes à la bombe. Regardez le reportage de CNEWS dans un collége à Grenoble sur notre site ici: https://t.co/Ulmy1xY9gi pic.twitter.com/h1At5ypqfJ
— Médiasinfos (@Mediasinfos) October 5, 2023
Maus-tratos
O tribunal correcional de Rennes, cidade localizada ao norte da França, tentará determinar se houve maus tratos por parte de Stéphanie, de 48 anos, contra seu filho de 14 anos. Ela será julgada nesta quinta-feira por “privação de cuidados” e “subtração por um dos pais de suas obrigações legais” após um relatório feito há um ano pelo serviço de emergência pediátrica do hospital da cidade, onde seu filhou chegou pesando 27kg. Este caso se tornou mediático em maio do ano passado após a publicação de um artigo no “Ouest-France” que afirmava que uma mãe havia ocultado a existência de seu filho, que estava faminto desde o nascimento. Stéphanie nega qualquer negligência e não hesitou em se defender publicamente, mostrando seu rosto em programas de televisão.
«Nous vivions heureux avant qu’on m’arrache mon enfant»
Lors d’un passage aux urgences, le poids alarmant de son adolescent, qui ne pèse que 27 kg, a été signalé par les médecins à la justice et a mené à une enquête
➡️ https://t.co/rFyv0qIhDo pic.twitter.com/cknDVNXtGq— Le Parisien (@le_Parisien) October 5, 2023