Dilma Rousseff caiu seis posições na lista com as 73 pessoas mais poderosas do mundo, divulgada nesta quarta-feira pela revista “Forbes”. Presente também no ranking do ano passado, quando ocupou a 31ª posição, a presidente aparece na edição deste ano como a 37ª pessoa mais poderosa do planeta.
O número um da lista é, pelo terceiro ano consecutivo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Em seguida aparecem a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que caiu uma posição em relação à lista do ano passado. Completam o top 10 dos mais poderosos o papa Francisco, o presidente da China Xi Jinping, o bilionário Bill Gates, a presidente do FED (o banco central americano) Janet Yellen, os primeiros-ministros do Reino Unido, David Cameron, e da Índia, Narendra Modi, e o bilionário Larry Page, um dos fundadores do Google.
A lista deste ano, por sinal, tem vários bilionários: Warren Buffett (13º), o mexicano Carlos Slim Helú (15º), Jeff Bezos (17º), Mark Zuckerberg (19º) e Jack Ma (22º) são os mais bem colocados. Entre as nove mulheres incluídas, além de Merkel, Yellen e Rousseff, outro destaque é Hillary Clinton (58ª), provável candidata ao topo da lista dos mais poderosos do mundo em 2016, caso vença a disputa pela Casa Branca. A “Forbes” considera apenas 73 nomes para o levantamento em uma alusão ao número total da população mundial, de 7,3 bilhões de pessoas. Nesse caso, são o 0.00000001% que mandam em todo o resto.