Na década de 80, o artista irlandês Francis Bacon presenteou seu companheiro Cristiano Lovatelli-Ravarino com uma série de desenhos em preto e branco e em cor, feitos a lápis por ele. Até o começo dos anos 2000, o jornalista italiano manteve os trabalhos sigilosamente guardados e, nesta semana, eles desembarcam no Brasil na exposição “Italian Drawings”, que tem o patrocínio da SKY e ficará disponível ao público entre os dias 16 de julho e 7 de setembro no Paço das Artes, em São Paulo.
Para inaugurar a mostra, a SKY vai armar um vernissage só para convidados no Paço das Artes, nesta terça-feira. E durante todo o período em que estiver em cartaz, a operadora de TV levará à exposição crianças do Centro de Promoção Humana São Joaquim Sant’Ana (JOCA), parceiro da ONG Ação Comunitária, uma das organizações que integram o Programa de Responsabilidade Social da SKY. Além de visitas orientadas, as crianças também poderão participar de oficinas, ministradas por educadores do Núcleo Educativo do Paço das Artes, que fazem uma aproximação com as obras de Francis Bacon por meio da prática do desenho e da pintura, usando diferentes materiais gráficos e pictóricos sobre papéis de formatos variados.
As obras de Francis Bacon da coleção de Cristiano Lovatelli-Ravarino foram tema de mostras na Itália, Argentina, Chile, Portugal, México, Alemanha, República Tcheca, Taiwan e Inglaterra. Entre elas, destaca-se “A ponta do iceberg”, com curadoria do renomado pesquisador e crítico inglês Edward Lucie Smith, que estreou durante a Bienal de Veneza em 2009 e depois seguiu para outros países. Imperdível.
“Italian Drawings” – Francis Bacon
Onde: Paço das Artes – Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária – São Paulo
Quando: de 16 de julho e 7 de setembro; de terça a sexta, das 10h às 19h; sábados e domingos, das 12h30 às 17h30
Contato: (11) 3814-4832