Publicidade
a

 

Autorretrato con collar, de 1933, de Frida Kahlo
“Autorretrato com colar” por Frida Kahlo (1933) || Crédito: Divulgação

A exposição “Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas mexicanas” enfim chega ao Rio. A mostra, que foi sucesso absoluto no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, abre para convidados nesta sexta-feira e para o público neste sábado, na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

Com curadoria da pesquisadora Teresa Arcq, a exposição traz uma série de pinturas, esculturas e fotografias, além de vestimentas, acessórios, documentos, registros fotográficos, catálogos e reportagens. Frida, que era comunista, virou ícone de moda e inspiração para as grandes casas de alta costura da atualidade.

Ela usava as roupas com intenção ideológica, de afirmação da mulher e da cultura indígena, e se vestia de acordo com os costumes dos povos nahua, otomíe, totonaca, yalalteca, mixteca e zapoteca. Alguns dos trajes usados pela pintora estarão na exposição.

*

Em torno dos trabalhos de Frida Kahlo estarão cerca de cem obras de outras quatorze artistas, principalmente mulheres nascidas ou radicadas no México, autoras de potentes produções. Confira abaixo!

[galeria]4009011[/galeria]

“Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México”
Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro, Centro – Av. Almirante Barroso, 25, Centro
Quando: 30 de janeiro a 27 de março de 2016 – Terça a domingo, das 10h às 21h

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter