Publicidade
SAO1239215848669
SAO1239215848669

499287542

Nesta segunda-feira é celebrado o Dia da Amazônia. A data foi criada como uma forma de chamar atenção para a maior reserva natural do planeta, que abrange nove países, e que possui 26% de sua área em território brasileiro. Uma das mais importantes fontes de biodiversidade da Terra, com pelo menos 40 mil espécies de plantas diferentes, mais de 400 mamíferos e cerca de 1,3 mil aves, além de rios que constituem a maior bacia hidrográfica do planeta, a Amazônia foi um dos destaques da cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio.

Muito antes do evento, no entanto, a região já estava no radar de celebridades do Brasil e de outros países, que utilizam a fama para levantar a bandeira da preservação do meio ambiente. Confira agora alguns dos nomes famosos que já defenderam a Amazônia:

Sting

SAO1239215848669
Sting e Raoni || Créditos: Getty Images

O cantor inglês viveu um caso de amor com o Brasil, especialmente com a Amazônia, nos anos 1980. A primeira visita dele ao país aconteceu em 1982, quando se apresentou em dois shows no Rio de Janeiro, ainda na época do The Police. Em 1987, quando já havia iniciado sua carreira solo, Sting voltou ao Brasil em 1987 para uma apresentação memorável no Maracanã, e em seguida embarcou para a Amazônia, onde conheceu o cacique Raoni. O cantor passou meses por lá, e se tornou um dos maiores defensores dos índios da região. Até hoje ele diz que a experiência mudou sua vida e teve forte influência em seu trabalho.

James Cameron

cameron_e_Suzy_Amis
James Cameron e sua mulher Suzy Amis em visita à Amazônia || Créditos: Getty Images

O diretor de Avatar já esteve várias vezes na Amazônia, e nas ocasiões em que retorna costuma trazer amigos para conhecer a floreta. Sigourney Weaver e Arnold Schwarzenegger são alguns dos famosos que já estiveram lá a convite dele. Em 2011, após se comprometer a produzir uma sequência do blockbuster de 2009, Cameron afirmou que tinha planos de levar todo o elenco do filme até a Amazônia, em uma espécie de laboratório coletivo. O diretor tem inclusive um nome de batismo dado a ele pela tribo caiapó: Krapremp-ti, que significa “homem que é amigo da floresta”.

Sebastião Salgado

79587007
Sebastião Salgado na mostra “Gênesis” || Créditos: Getty Images

Um dos mais celebrados fotógrafos brasileiros, Salgado é o autor de “Gênesis”, mostra transformada em livro que reúne fotografias dele registradas em cinco regiões do planeta, sendo uma delas a Amazônia. O fotógrafo passou mais de oito anos percorrendo as regiões, e retratando tudo o que viu nelas sob seu olhar. O capítulo da obra dedicado à floresta é um dos mais elogiados. Não por acaso, Salgado costuma se referir ao livro como sua “carta de amor para o planeta”.

Gisele Bündchen

13267771
Gisele Bündchen em lançamento de sandália || Créditos: Getty Images

A modelo mais bem paga do mundo esteve na Amazônia pela primeira vez há mais de dez anos, como turista, e quando ainda namorava Leonardo Dicaprio, que a acompanhou na viagem. Hoje embaixadora da Boa Vontade pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Gisele esteve na recentemente na região para gravar de um documentário que está sendo produzido pelo canal americano National Geographic , que abordará o desmatamento da floresta e os esforços para salvá-la. Antes disso, em 2009, a supermodelo visitou os índios kisêdjês, no Médio Xingu, para gravar uma comercial de sua marca de sandálias, a Ipanema GB, que teve parte da renda obtida com as vendas da coleção daquele ano revertida para o projeto Y Ikatu Xingu, que visa a preservação permanente na bacia do rio Xingu. Gisele foi batizada pelos kisêdjês como Pyimberi, que significa “mulher bela”. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter