Publicidade
Gloria Pires || Créditos: Divulgação

Gloria Pires, 55 anos, decidiu alçar novos voos. Uma das maiores atrizes da TV brasileira de todos os tempos, ela é do tipo que adora desafios. Dona de um radar apuradíssimo, sempre ligada em tudo o que acontece a seu redor, ela acompanhou as mudanças e acumulou novas funções à sua gloriosa – sem trocadilhos – carreira: a de empresária, com o lançamento do charmoso e-commerce Bemglô, que tem como foco consumo sustentável e um conteúdo de lifestyle, e a de youtuber, com o programa “Quarta Gloriosa”, onde recebe convidados para debater temas relacionados à cultura, ecologia e lazer. Outra novidade em sua rotina é que ela está envolvida, pela primeira vez, na produção de um projeto. Trata-se do filme “Enquanto Anoitece” (título provisório), que começa a ser rodado no fim deste mês. A má notícia é que Gloria só volta para as novelas em 2020, no terceiro remake de “Éramos Seis”, na pele da icônica matriarca Dona Lola. Abaixo, Glamurama destrincha todas essas novidades em um papo ótimo com Gloria.

Glamurama: O aprimoramento da Bemglô e o lançamento do “Quartas Gloriosas” marcam uma nova fase de sua vida?
Gloria Pires: “Com certeza. Muito antes das redes sociais existirem, a comunicação sempre me chamou a atenção. E comunicar uma ideia com suavidade, educação e sem julgamentos, sem o viés sensacionalista usado desde o início da descoberta do marketing – sou completamente avessa a isso -, é um mundo novo. Sinto que é um dever passar experiências que tive a quem está comigo, se interessa por mim e pelo meu lifestyle. Com muita atenção e respeito, estamos encontrando a melhor maneira de fazer isso. A palavra de ordem é respeito e inclusão, e são essas as nossas diretrizes. O intuito é ficar próximo do público, fazer da ‘Quarta Gloriosa’ um papo íntimo. Ali não sou uma personagem e sim uma representação de coisas que acredito, que quero falar para as pessoas, e promover essa integração.”

Glamurama: Em quais áreas você é mais ativa?
Gloria Pires: “Fico muito atenta às coisas que estão sendo faladas fora do país, sempre que viajo procuro trazer novidades e dou meus pitacos. É muito mais uma consultoria do que uma coisa real. A parte que mais atuo é no ‘Quartas Gloriosas’, sou eu quem escreve os roteiros dos episódios.”

Glamurama: Participa da curadoria de produtos da Bemglô?
Gloria Pires: “Minha sócia Betty [Prado] faz essa parte e eu participo, e dou meu ponto de vista. Tem um grupo de artesãos que faz bijoux com coisas com latinhas de alumínio que são meu xodó. Com a rede ASTA trabalhamos  com muitos grupos de artesãos, e eu sou tão fascinada que comecei a sugerir coisas, pedi para fazerem braceletes e colares, ideias hiper simples e com um resultado divino. Aqui no Brasil estamos muito habituados a ver o artesanato como uma coisa menor e o que a gente quer é fazer ele ganhar espaço. Nada mais precioso do que algo feito com o tempo e talento das pessoas.”

Glamurama: Você é muito consumista? Qual é seu ponto fraco na hora das compras?
Gloria Pires: “Não sou. Vou muito pelo meu sentimento pela peça. Acho interessante o que a consultora japonesa Marie Kondo, que faz da arrumação uma terapia, diz sobre reconhecer o valor do que você tem e fazer a si mesmo perguntas como: o que você tem te dá alegria? O que aquele objeto te traz? Se é algo neutro, tanto faz estar ou não com você, e eu sempre levei isso em conta. Quando a gente é jovem e começa a ganhar dinheiro e ser independente é meio levado por uma ideia de que precisa ter muitas coisas, mas hoje, aos 55 anos, sei exatamente o que eu preciso ter. Não preciso de nada que não tenha na minha casa, entre quatro paredes, mas algumas coisas tocam meu coração. Pode ser uma tela, um livro, uma bijoux, uma roupa… Não levo muito em conta, não sou uma pessoa consumista – nem tenho tempo para isso – e não uso o consumo para preencher algum vazio na minha vida. Compro quando preciso ou quando algo ‘pisca’ para mim.”

Glamurama: Pretende crescer com este formato, aumentando suas postagens ou até levá-lo para a TV?
Gloria Pires: “Não sei se levar para a TV, precisamos primeiro ver como isso vai se desenvolver. Mas acredito que torná-lo semanal será viável. Até agora o resultado tem sido ótimo. Fiquei muito satisfeita, tenho recebido um feedback muito legal, isso incentiva!”

Glamurama: Quando a teremos de novo em algum novo projeto como atriz?
Gloria Pires: “No fim deste mês começamos a filmar o primeiro longa em que, além de atuar, também produzo: ‘Enquanto Anoitece’, ainda um título provisório. Ele conta a história de uma detetive que está prestes a se aposentar e descobre que tem Alzheimer no meio de um conflito onde ela será colocada realmente a prova. É uma história muito interessante de Luiz Eduardo Soares com roteiro dele em parceria com Thiago Dottori, Newton Cannito e Fernanda Capuã, e direção de Pedro Peregrino. Todo mundo está muito envolvido na questão do Alzheimer, e agora estamos fechando o elenco, fazendo algumas leituras.”

Glamurama: Como surgiu a ideia de produzir também? 
Gloria Pires: “Desde muito tempo me interesso por isso, na questão de escolher quem vai fazer o que, os atores, a pegada do roteiro, como lidar com o orçamento…. São coisas novas para mim, mas é uma área onde sempre tive vontade de atuar porque é onde você vê a cara do projeto. É a produção que orquestra tudo! É trabalho dobrado, mas estou feliz. É muito bom poder chamar os atores que admiro – apesar de não estar fácil escolher o elenco pois todos estão trabalhando muito, o que é ótimo. Nosso mercado está bastante aquecido, todo mundo está produzindo muito, e isso só faz tudo ficar melhor. Toda essa adrenalina criativa vai gerar um material que, espero, sirva para que as pessoas se divirtam e também tenham algo para elaborar em casa, depois da pipoca.”

Glamurama: Já sabe qual será sua próxima novela?
Gloria Pires: “Silvio de Abreu me convidou para um mega sucesso que já vai para seu terceiro remake, ‘Éramos Seis’, e eu aceitei, lógico! Adoro o Sílvio, ele é um parceirão, um grande ator e uma grande pessoa. Isso me interessa muito, trabalhar com pessoas inteligentes, interessantes e que não estão acomodadas. Serei a Dona Lola, matriarca da família, e as gravações começam no fim de 2019, com previsão para ir ao ar no início de 2020.”

Glamurama: Estamos vivendo um momento histórico e muito difícil no Brasil. Você tem refletido sobre o assunto, discutido com amigos e familiares?
Gloria Pires: “Ninguém está imune. Acho que é um reflexo dessa situação toda que estamos vivendo. As coisas não acontecem separadamente. É um pouco assustadora a possibilidade de tanto retrocesso, mas ao mesmo tempo nos leva a pensar em como temos agido até aqui e como será daqui para a frente. Estou preocupada, como toda a nação, rezando diariamente para que a gente tenha paz e, independente do resultado, consiga melhorar a nossa convivência, aceitação, inclusão e respeito ao outro. Sinceramente não consigo imaginar um futuro olhando para trás. Temos que olhar para o passado para ver os erros e seguir em frente. Precisamos de mais direitos, de uma contemplação das diversidades, respeito às praticas e crenças religiosas – isso é extremamente importante, ainda mais aqui, um país ainda com muita desigualdade, e a essa altura a gente precisa se ver como uma pátria. Não somos inimigos, somos integrantes da mesma nação.”

Glamurama: Além da Cleo e da Antonia, Bento e Ana também pensam em seguir carreira artística?
Gloria Pires: “Bento só pensa em futebol e Ana está muito envolvida com música, e já disse que é o que quer estudar. Ela é muito na dela e tem uma maneira muito autoral de cantar. Antonia está em outra fase, estudando em Los Angeles, e Cleo se lançando nessa carreira de cantora e produtora musical, desbravando novas fronteiras, e está ótima na novela ‘O Tempo Não Para’. Todos estão bem, cada um no seu tempo, no seu estilo, e eu prezo muito isso. A diversidade e a liberdade são os maiores presentes que a gente pode ter, a cultura é feita disso. Com uma família que é formada por um pai que é ator e cantor, e agora casada com um cantor compositor, com filhos artistas, é dessa forma que eu vejo como as coisas devem ser.”

Glamurama: Você está muito bonita! Como se cuida? 
Gloria Pires: “Cuido muito da minha alimentação há bastante tempo, evito alimentos industrializados, procuro ter uma prática física qualquer – há cinco anos treino com um educador que amo de paixão, o Rover Lima -, e há mais de um ano sigo a dieta Gracie, da família Gracie. Tenho me sentido maravilhosa no dia a dia. Meus médicos são meus amigos… Não compartilho da ideia de que  médico não precisa participar da intimidade do paciente. Meus médicos frequentam a minha casa, muitas vezes recorro a eles para falar até sobre coisas que vão além da saúde! (Risos) Digo que eles me ajudam com os cuidados que precisamos ter com essa máquina perfeita que é nosso corpo. Além disso, estou em uma tentativa intensa de conseguir rezar o terço ou meditar – algo que abra um espaço na minha cabeça, porque realmente a demanda de trabalho está muito intensa e muitas vezes me sinto até um pouco oprimida. Também tenho acompanhamento de uma fisioterapeuta, a Carla Folly, que faz um treinamento de força, equilíbrio e elasticidade, e com um ortomolecular que equilibrou bastante minha saúde. Não pretendo ser uma menina velha, mas uma velha saudável, que consiga fazer exercícios, nadar, tomar um sol, curtir meus netos – que tenho fé que virão em algum momento – e continuar aprendendo.” (Por Julia Moura)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter