Publicidade
Nina Simone e Angela Davis || Créditos: Reprodução

Dia 25 de julho é comemorado o Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha e também o Dia Teresa de Benguela, líder quilombola que contribuiu para as lutas pela libertação negra no Brasil. Em comemoração, o coletivo Di Jeje, fundado pela professora Jaqueline Conceição, preparou uma programação especial de cursos que acontecem dos dias 22 a 29 de julho, via Zoom.

Ministrados por Jaqueline, pedagoga e psicanalista doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pelo advogado e também professor doutorando Thiago Silva, pesquisador sobre masculinidade e territórios quilombolas a partir do feminismo negro, os cursos vão debater a vida e história de seis intelectuais negras fundamentais para a luta antirracista: Angela Davis, Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Gloria Jean Watkins (bell hooks), Patricia Hill Collins e Nina Simone.

“É uma programação destinada a todas as pessoas interessadas em estudar, aprender e pensar sobre antirracismo a partir do feminismo negro. Nossos cursos têm uma linguagem não acadêmica e são certificados e válidos em todo território nacional na modalidade curso livre de extensão. As aulas acontecem ao vivo, mas o conteúdo é gravado e fica disponível por 30 dias, há apoio teórico com indicação de bibliografia complementar sobre as autoras estudadas”, explica Jaqueline.

Aos interessados, o Especial Mulheres Negras já está disponível para compra através do site oficial do Coletivo por R$195. “Aqueles que quiserem apoiar a ideia mas não puderem fazer o curso podem doar bolsas de estudo no valor, ou qualquer outra quantia, e nós disponibilizamos as vagas para mulheres negras que não podem custear a experiência”, pontua Jaqueline que também é coordenadora do Coletivo. A doação pode ser feita via PIX: CNPJ 37.486.150/0001-67 Coletivo Di Jeje Cultura e Ensino LTDA/ Banco Santander.

Especial Mulheres Negras, Coletivo Di Jeje || Créditos: Divulgação

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter