Quando vemos as celebs sempre tão perfeitas em frente às câmeras, fica difícil imaginar que eles têm problemas, às vezes bem sérios. Uma doença crônica, por exemplo, é uma condição médica de longo prazo que requer tratamento e acompanhamento, e muitas vezes não tem cura.
Lady Gaga revelou há alguns anos que sofre de fibromialgia. Além dela, outros famosos como Gigi Hadid, Selena Gomez, Justin Bieber, Avril Lavigne e Halsey também foram a público para falar sobre problemas de saúde crônicos. Embora sejam questões bastante íntimas, expô-las ao público é uma forma de ajudar pessoas que passam pela mesma situação. A seguir, confira uma lista de celebridades que abriram o jogo sobre suas condições!
Lady Gaga: Fibromialgia
A fibromialgia é uma doença crônica que causa dores, muitas vezes fortíssimas, em todo o corpo, cansaço extremo, rigidez muscular, dificuldade de concentração e problemas para dormir. O problema afeta milhares de pessoas no mundo e Lady Gaga é uma delas. A cantora falou sobre sua condição pela primeira vez em seu documentário da Netflix, ‘Gaga: Five Foot Two’ (2017). Ela também foi forçada a cancelar um show no Brasil porque foi levada ao hospital com “fortes dores”.
Bella Hadid: Doença de Lyme
A bactéria que causa a doença de Lyme é transportada por carrapatos e os sintomas vão de dores nas articulações e fadiga extrema até problemas cardíacos e problemas no sistema nervoso. A mãe de Bella, Yolanda, que também tem a doença, revelou que a filha apresentou os sintomas em 2015 e ficou tão mal que não conseguiu sair da cama por seis dias.
Avril Lavigne: Doença de Lyme
Quem também sofre com Doença de Lyme é Avril Lavigne, que anunciou seu diagnóstico em 2015. Em 2018, quando retornou ao mercado musical, ela desabafou: “Passei os últimos anos em casa doente lutando contra a Doença de Lyme. Estes foram os piores anos da minha vida enquanto passava por batalhas físicas e emocionais”, disse ela, que chegou a ser internada com problemas mentais causados pela bactéria.
Na época, a cantora anunciou a inauguração de uma fundação que leva seu nome, e apoia e dá suporte a pessoas que sofrem com a doença. “Porque Lyme é uma luta diária, durante boa parte ao longo de dois anos, estava realmente doente e lutando por minha vida. Escrever ‘Head Above Water’ me ajudou a atravessar a pior parte disso, mas os dias ruins ainda vem e vão. Na época, preparar meu álbum salvou minha vida. Eu precisava contar minha história e ser capaz de compartilhar minhas experiências com outras pessoas”, concluiu.
Justin Bieber: Doença de Lyme
Por fim, Justin recentemente revelou que sofre de Lyme. Em suas redes sociais, o cantor desabafou: “Os últimos anos foram difíceis, mas ter o tratamento certo me ajudará a lidar com esse problema incurável. Voltarei, e melhor do que nunca”.
Gigi Hadid: Tireoidite de Hashimoto
Essa condição também é conhecida como tireoidite linfocítica crônica é uma doença autoimune que pode causar dificuldade de concentração, perda de cabelo, fadiga e ganho de peso. “Meu metabolismo realmente mudou este ano”, disse ela em 2016. “Tenho Síndrome de Hashimoto, uma doença da tireoide e já se passaram dois anos desde que a medicação foi tomada”.
Sarah Hyland: Displasia Renal
Condição de nascença em que os rins não se desenvolveram adequadamente quando o bebê estava no útero. Sarah Hyland, estrela de ‘Modern Family’, contou detalhes sobre a doença em 2015: “Nasci com tantos problemas de saúde que os médicos disseram à minha mãe que eu nunca teria uma vida normal”, disse. Hyland fez um transplante de rim em 2012 aos 21 anos. O orgão foi doado pelo pai.
Selena Gomez: Lúpus
A cantora revelou para seus seguidores em 2015 que havia sido diagnosticada com Lúpus, que causa erupções cutâneas, fadiga e dor nas articulações. Selena passou por sessões de quimioterapia, mas teve que fazer um transplante de rim.
Halsey: Endometriose
A cantora está entre a grande porcentagem de mulheres que sofrem de endometriose – distúrbio em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora dele. Falando sobre isso no Twitter, anos atrás, ela compartilhou como se sentia sobre o diagnóstico: “Descobrir que eu tinha [endometriose] foi o momento mais agridoce, porque isso significava que eu não estava louca! Eu não era um ‘bebê! Tinha todo o direito de sentir que o mundo estava desmoronando. Foi aterrorizante”.
Kim Kardashian: Psoríase
Doença autoimune popularizada por Kim Kardashian, que fez questão de falar de sua condição em suas redes sociais para seus milhões de seguidores. Depois de ‘enlouquecer’ com a condição da pele, que fica cheia de manchas vermelhas e com forte descamação, ela adotou uma abordagem mais serena, assumindo o problema. “Estou sempre esperando uma cura, é claro, mas enquanto isso, estou aprendendo a aceitá-la como parte de quem sou”, escreveu Kim.
Venus Williams: Síndrome de Sjögren
A estrela do tênis revelou que tinha a síndrome autoimune de Sjogren em 2011. A condição afeta partes do corpo que produzem líquidos como lágrimas e suor, deixando seus portadores frequentemente com olhos e boca secos, cansaço e dores nas articulações.