Publicidade
Personagens: Camila, Letícia, Tatiana e Andre / Crédito: Reprodução

Há 20 anos, o dia 4 de fevereiro é considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, e esse assunto sempre é necessário para aumentar a conscientização da população em relação à doença. No Brasil, em 2020, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) registrou 66 mil novos casos de câncer de próstata, o mais comum entre os homens. Já entre as mulheres, o câncer de mama é o mais comum, também com 66 mil novos casos registados.

A data, criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), nos alerta sobre a necessidade de manter exames de saúde em dia. A dramaturgia já retratou personagens dos mais diversos que passam pela batalha contra a doença. Para relembrar – e alertar -, Glamurama listou cinco novelas que discutem o câncer para os mais diferentes públicos. Cuide-se!

Laços de Família (2000)

Edu e Camila, Laços de Família / Crédito: Divulgação

‘Laços de Família’ foi lançada em 2000, mas está no ‘Vale a Pena Ver de Novo’. Na trama, Camila, interpretada por Carolina Dieckmann, acaba de descobrir que está com leucemia. Esse é o começo da mudança da personagem, que se torna uma mulher forte para enfrentar a doença. Em uma das cenas mais icônicas da televisão brasileira, a personagem raspa o cabelo. E a atriz falou sobre o momento: “Todas as cenas a partir do momento em que a Camila se descobre doente foram muito difíceis. Primeiro, porque eu era muito nova, nunca tinha tido contato com pessoas com câncer. Não conhecia ninguém que tinha enfrentado a doença, nem da família, nem amigos. Foi um choque perceber a fragilidade humana através de uma doença como essa, interpretar e interiorizar o sofrimento para fazer as cenas. Hoje é muito interessante relembrar como eu atravessei tudo isso como atriz”, disse Dieckmann.

A Lei do Amor (2016)

Letícia, A Lei do Amor / Crédito: Reprodução

Letícia (Isabella Santoni) enfrentou a leucemia duas vezes em ‘A Lei do Amor’. Apesar de ter ficado mal nos últimos capítulos da trama, um salto de tempo mostra a personagem recebendo alta da quimioterapia e realizando o transplante de medula. O personagem tinha semelhanças com Camila (Carol Dieckmann), em ´Laços de Família’ que era uma garota mimada e sem noção da vida, que muda de comportamento depois da doença.

Caras & Bocas (2009)

Tatiana, Caras & Bocas / Crédito: Divulgação

Em ‘Caras & Bocas’, Tatiana, interpretada por Rachel Ripani, enfrenta um câncer de mama. A atriz raspou a cabeça numa cena emocionante. Ao longo da trama, Tatiana encontrou conforto e amizade justamente em sua sogra, que antes a rejeitava por não ser judia, como a família de seu amado.

Insensato Coração (2011)

André, Insensato Coração / Crédito: Divulgação

Na novela ‘Insensato Coração’, André Gurgel (Lázaro Ramos) era um profissional reconhecido no mercado de  design. Em certo momento da história, ele se surpreende ao descobrir um câncer nos testículos e conta com a ajuda de amigos durante a difícil fase de aceitação.

Carga Pesada (2003 – 2007)

Bino, Carga Pesada / Crédito: Divulgação

Nós sabemos que ‘Carga Pesada’ é uma série, mas, de qualquer forma, a menção é válida. Na produção, Bino (Stênio Garcia) passa pela descoberta de um câncer logo no primeiro episódio da trama. Temendo a morte, ele decide voltar a fazer entregas com seu caminhão na companhia do amigo Pedro (Antonio Fagundes).

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter