De Dolce & Gabbana à campanha do olho roxo: conheça Yuri Sardenberg

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O clipe de Maria Gadú, Yuri em ação e “Dói em Todos Nós”

Já conhece o fotógrafo Yuri Sardenberg, glamurette? Aos 26 anos, o carioca coleciona trabalhos importantes. Foi convidado para assinar a campanha de lançamento do perfume Light Blue, da Dolce & Gabbana. “Por indicação de um amigo que fiz em Israel”, conta o rapaz, que trabalhou para marcas nacionais como Mara Mac, Mr. Cat e Sta. Ephigênia. Também é dele a ideia da série de fotografias “Dói em Todos Nós”, com atores e outros formadores de opinião com o olho roxo, em protesto contra o uso de balas de borracha para reprimir as manifestações que tomaram conta das ruas do país. Ele começou a fazer, mas depois outras pessoas foram reproduzindo, usando a mesma estética. “Sem dúvida, a repercussão assustou a todos. A intenção era fotografar alguns amigos. No final do dia, já havia 100 pessoas clicadas com o olho roxo. Logo o movimento chegou ao Brasil todo e, na semana seguinte, em países da América do Sul, depois Europa e Ásia, graças aos brasileiros que moram nesses lugares.”

* Tudo começou quando Yuri tinha apenas 7 anos. Um avô, que era filmmaker, lhe emprestava uma câmera Yashica, que ele pendurava no pescoço e saía registrando tudo. Aos 17, o hobby virou trabalho. Apaixonado por surfe, começou a fotografar o esporte – e a ver seu material publicado. Em dois anos, ele tinha conquistado o respeito das melhores revistas do segmento. Foi então que decidiu passar um tempo fora. Visitou 15 países e parou para estudar História da Arte em Milão. Lá acabou virando assistente do fotógrafo Paolo Santambrogio, que lhe apresentou o mercado da moda.

* De volta ao Brasil, fez a direção de fotografia do clipe “Axé Acapella”, de Maria Gadú, no lixão de Gramacho. “Conheci a Maria antes do sucesso, quando ela cantava em bar ainda.” Também foi convidado por Jayme Monjardim para fazer o making of do show de Roberto Carlos em Jerusalém. Nascia sua produtora de vídeo: a Blackbelt Filmes. Então veio a campanha da Dolce & Gabanna e mais outro trabalho internacional como fotógrafo, para a coleção de verão da Brandy Melville, em Nova York. Agora ele está trabalhando em um livro com cliques de modelos e atrizes em paisagens paradisíacas e acabou de desenvolver um curso de fotografia para a Sony. “Também estou entrando em um projeto de um amigo sobre autismo. Sem dinheiro envolvido, a ideia é fazer com que a gente se sinta mais útil e ajude quem precisa.” Nada mal… Olho nele!

 

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